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Vendas

As pessoas de boa vontade e de atitude que conheço, não reclamam de crise, de falta de trabalho ou emprego. Seria isso uma coincidência?

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Refletindo aqui sobre o bom e velho varejo de moda, onde temos o tradicional processo de venda, fico me perguntando: qual seriam as características de um vendedor vender mais?

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Você já parou para pensar como funciona o mercado e a dinâmica da concorrência? Se não vamos fazer uma analogia: vamos considerar que 4 pessoas estão com fome e que cada uma come 1 fatia de uma pizza

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Uma das medidas adotadas para gestão do varejo é chamada taxa de conversão, que nada mais é que a razão entre a quantidade de clientes que entraram no seu estabelecimento e a quantidade de clientes que compraram.

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“E nesse desespero em que me vejo, Já cheguei a tal ponto...” Caetano Veloso já dizia isso na música “Você não me ensinou a te esquecer”, mas, neste artigo não irei cantar está linda canção, irei falar sobre um assunto muito sério e que não é muito valo

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Na semana passada abordei o tema “Ser vendedor é...”. Nessa semana, não poderia deixar de abordar este tema, porém, ligado ao gerente de loja.

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Muitas são as teorias, estudos e visões sobre vendas. Se pudéssemos desenvolver uma fórmula para explicar vendas, essa fórmula seria: Vender = Arte + Método + Conhecimento + Habilidade + Atitude + Postura de solução + Paixão.

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Atuando como consultor comercial, visitando e me reunindo com empresários, gerentes de vendas e vendedores, quase que diariamente eles iniciam a conversa com a pergunta:

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A Promoção pode ser encarada como um conjunto de ações tomadas para que determinado produto ou serviço tenha maior aceitação ou giro num período de tempo. Ao contrário do que estamos acostumados a ver por aí, a promoção não é liquidação.

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Outro dia ouvi uma frase muito interessante: “Empresários bem sucedidos adoram vender; empresários mal sucedidos adoram produzir.”

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Sou empresário do varejo e também grande entusiasta e estudioso do assunto. Estudo porque gosto, tenho loja porque gosto!

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Negociar é uma arte? Nem sempre! Às vezes é, ou na maioria das vezes, é visto como uma guerra, um jogo... A prova disso é que chamamos a outra parte de oponente, de jogador...

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Através da equipe da Formatar, hoje temos o foco certo de nossa empresa, temos muito mais clareza e objetividade em nossas negociações, nosso setor financeiro agora é muito bem controlado. As posições adotadas durante o trabalho de consultoria, ratificaram nossas expectativas e nos deram à certeza do que o objetivo de vocês não é meramente comercial, vocês estão efetivamente comprometidos com nossos objetivos. Só temos a agradecer pelo nível de dedicação, comprometimento e profissionalismo de toda equipe Formatar.”

Luciana R. Rodrigues | LUAJO Transportes & LogÍstica


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