Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Liderança & Gestão de Pessoas

VOCÊ SABE O QUE É MINDSET?

Publicado em: 8 de Maio de 2018.
Última atualização: 8 de Maio de 2018 - 16h36.

Tag's: voce, sabe, mindset


Que  MINDSET (lê-se maindiseti) é a palavra do momento não temos dúvida. Ultimamente várias são as palestras e os artigos falando sobre isso e, justamente por isso, resolvi abordar o tema por aqui.

Poderíamos traduzir MINDSET como sendo o “modelo mental” ou “mentalidade”, ou ainda, a forma como você pensa sobre o mundo e as coisas ao seu redor.

Estamos vivendo um período de elevada tecnologia, de rápidas mudanças e um nível de competição jamais visto no mundo. Cada vez mais as pessoas são exigidas a darem melhor de si e a se superar. Novos conhecimentos, habilidades e atitudes, fazem de quem tem essas qualidades um profissional desejado pelo mercado.

Podemos dividir o MINDSET em 02 grupos de pessoas: FIXO e de CRESCIMENTO. As pessoas de MINDSET FIXO são formadas por aquelas pessoas que pensam que não precisam saber mais nada. Normalmente são resistentes às mudanças e questões como desafios ou riscos não fazem parte de seus gostos. Preferem ficar como estão a terem que sofrer o incômodo da mudança. Essas pessoas, normalmente, detestam ser avaliadas e justificam de forma muito bem fundamentada o motivo de não ter feito determinada atividade. Um exemplo disso seria a famosa frase “não estudei porque não tive condições ou oportunidades”. Na metáfora do copo meio cheio ou meio vazio, essas pessoas sempre veem o copo meio vazio. Já as pessoas de MINDSET DE CRESCIMENTO são aquelas pessoas sempre dispostas a aprender e a conhecer mais, pois sabem que o conhecimento que têm não é o bastante. Não se importam em ser avaliadas pois entendem que isso é crescimento. Sabem que se não fizeram determinada atividade, não foi por causa dos outros e sim, por sua própria incapacidade ou desejo. Essas pessoas, normalmente, enxergam o copo meio cheio. Aliás, a forma como você vê o copo já é, por si só, um modelo mental.

O problema é que, mesmo com tanta evolução e tecnologia, encontrar pessoas com o MINDSET DE CRESCIMENTO não é algo fácil. Assim, a pergunta que fica é se seria possível mudar o meu MINDSET de FIXO para o de CRESCIMENTO? Aqui está uma boa notícia: se o MINDSET é a forma como vemos o mundo, sim, podemos e devemos mudar!

O MINDSET não tem a ver com a quantidade dinheiro que você tem no bolso, mas sim, como você encara o dia a dia e os desafios a serem vencidos. Os empreendedores, por exemplo, são pessoas que, apesar do risco e do ambiente incerto, são capazes de tomar decisões e empreender ações tanto no campo dos negócios, quanto no sentido de realizar coisas, quer seja na vida profissional, pessoal ou na comunidade. Justamente por isso que onde os outros enxergam ameaças os empreendedores veem oportunidades, pois o seu modelo mental é para pensar em soluções que poderão ser transformadas em negócios. Dito isso, o maior desafio dos dias de hoje, é, com certeza, mudar o MINDSET de EMPREGADOS para EMPREENDEDORES INTERNOS. Sair do perfil funcionário para funcionário-dono. Pensem nisso e bom fim de semana.

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Famílias, Sociedades & Governança

Soluções

Famílias, Sociedades & Governança

Gestão de famílias e sociedades; Sucessão Empresarial; Governança corporativa; Cultura organizacional; Participação em conselhos.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Nas atividades que gerencio, planejar e ter clareza de indicadores de resultado são desafios permanentes para o necessário engajamento da equipe. Buscamos na Formatar o apoio profissional e competente que nos permitiu estruturar nosso planejamento estratégico de modo consistente com o PE da empresa, e isso deu muito mais consistência e relevância às atividades de Comunicação, Projetos Sociais, Educação Ambiental e Memória.”

Liliane Lana Liberato | AngloGold Ashanti


Veja Mais Depoimentos