Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

PROPÓSITO NOS NEGÓCIOS

Publicado em: 2 de Julho de 2018.

Publicado por: Suporte

Tag's: proposito, negocios


* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Em 2010 o mundo enfrentava os efeitos da crise de 2008/2009, onde boa parte dos negócios operavam com prejuízos, mas, neste mesmo período, a TESCO, uma rede britânica de supermercados, experimentava um grande crescimento. Justamente por isso, o então presidente da TESCO, Sir. Terry Leahy´s, foi convidado a palestrar na NRF de 2010. Eu estava lá pude assisti-lo.
Afinal, sobre o que ele falaria? Estratégia? Planejamento? Gestão do capital? Nada disso! Fomos surpreendidos com uma palestra maravilhosa falando sobre propósito nas organizações.
Em sua fala, Terry trouxe 8 pontos de forma simples e objetiva e que agora passo a dividir com vocês:
  1. Encontre o seu real propósito;
  2. Fidelidade aos seus valores - proteger sua missão, valores e cultura é importante;
  3. Pessoas, Processos e Sistemas devem estar integrados à cultura do negócio;
  4. Visão estratégica - Dar a direção é importante;
  5. Objetivos grandes e audaciosos e ações simples - O simples derrota o complexo;
  6. Paixão pela cultura e pela marca;
  7. Transparência a qualquer custo - manter as pessoas da empresa sempre bem informadas;
  8. Proteger a longo prazo.
Os anos se passaram, a tecnologia avançou, o mundo ainda continua mudando, mas, esses 8 pontos ainda continuam válidos para todos os negócios de qualquer tamanho.
Falar sobre o propósito é falar do cimento, do elo, da massa que liga as pessoas e os negócios ao seu mercado. Uma empresa quando se perde de seu propósito e foca somente no lucro, só resistirá enquanto lucro houver. Na primeira crise, na primeira dificuldade, o negócio não resistirá ou sairá bem fragilizado. Assim como não existe árvore frondosa de galhos longos com troncos finos e raízes rasas, não existe organização bem-sucedida sem um propósito claro, capaz de mobilizar a todos que nela trabalham.
O Brasil tem poucas empresas centenárias. Infelizmente, muitas não chegam nem sequer à segunda geração e, somente 5% passam para a terceira geração. A explicação para isso? Uma delas é perda do propósito um dia construído pelo seu criador!
Descobrir o propósito que deu origem ao negócio, respeitá-lo, reverenciando seus fundadores é mais do que sabedoria: é garantir a perpetuação do negócio. Quando tudo estiver ruim, quando parecer não haver mais saída, ao invés de brigar, gritar ou culpar alguém, volte às origens, procure relembrar do porquê você está aqui e do porquê a sua empresa foi criada. Certamente, se ela foi construída em cima de um propósito forte, encontrarás nele a força necessária para continuar. O propósito de uma empresa é a origem de sua vida, e, justamente por isso, jamais poderá ser ignorado.
Por isso e muito mais, é que este ano escolhemos como tema do 9º Encontrar (o encontro de clientes da Formatar Consultoria Empresarial, que acontece no próximo 03/07/18 no Buffet Paulinelli) o tema propósito. Os participantes deste ano terão a oportunidade de entender um pouco mais sobre os efeitos do propósito nas organizações. Se quiser saber mais, acesse o site do evento: www.formatar.com.br/encontrar.

Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Mentoria; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A parceria com a Formatar está sendo de fundamental importância. Estamos e estaremos sempre em processo de mudanças e em momento de grande expansão, atualmente presentes em mais de 1400 pontos de vendas em aproximadamente 130 cidades Mineiras, foi determinante para este crescimento, o método de mensuração de resultados, estratégias de crescimento e o aconselhamento dos consultores.”

Cristiana Morais | Sorvetes Ygloo


Veja Mais Depoimentos