Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

PRINCÍPIOS e VALORES x COMPORTAMENTO

Publicado em: 22 de Maio de 2017.
Última atualização: 8 de Junho de 2017 - 08h40.

Publicado por: Suporte

Tag's: principios, valores, comportamento


Pois bem, é com essa pergunta que quero iniciar nossa reflexão de hoje. NÓS NÃO SOMOS AQUILO QUE DIZEMOS SER. NÓS SOMOS AQUILO QUE NOS COMPORTAMOS. Dizer ser alguma coisa já é um começo, mas, de nada adiantará falar se os comportamentos não forem fiéis ao discurso. É assim com as empresas, é assim na fé, na religião, nos negócios, nas relações, enfim, é assim na vida.
Vejo muitas empresas fazendo em seus sites declarações de valores e princípios que mais parecem com uma peça publicitária visando a autopromoção que qualquer outra coisa. Querem um exemplo disso? Vejam a declaração de valores que retirei do site de algumas empresas. Veja se você consegue descobrir que empresas são essas:


a)    Atitude de Dono, Determinação, Disciplina, Disponibilidade, Simplicidade, Franqueza e Humildade. 
b)    Respeito às pessoas; Integridade; Mobilização para resultados
c)    Cliente como razão de ser da organização; Transparência em todos os relacionamentos; Respeito à concorrência; Crença no valor e na capacidade de desenvolvimento das pessoas; Respeito à dignidade e diversidade do ser humano; Compromisso com a melhoria contínua de qualidade.
d)    Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente; Ética e transparência; Orientação ao mercado; Superação e confiança; Resultados
e)    A vida em primeiro lugar; Valorizar quem faz a nossa empresa; Cuidar do nosso planeta; Agir de forma correta; Crescer e evoluir juntos; Fazer acontecer.


Querem as respostas? Então vamos a elas: a letra “A” é de um famoso frogorífico (segundo maior devedor do INSS do Brasil e envolvido em casos de corrupção); A letra “B” é de uma mineradora (autora do maior dano ambiental do Brasil); A letra “C” é de um grande banco privado (7º maior sonegador de impostos do Brasil); A letra “D” é a de uma estatal ligada ao petróleo (3ª maior sonegadora de impostos do Brasil e envolvida nos casos de corrupção) e, por fim, a letra “E” trata-se de uma outra mineradora e que oupa o posto de maior sonegadora de impostos do Brasil.

Muito bem, trouxe esses exemplos para lhes mostrar a diferença entre o que se fala e o que se comporta. Entretanto, não pense que isso é só coisa de empresa grande e nem muito menos que isso é coisa só de empresa. É de gente também! Ou melhor, é mais de gente que de empresa, pois que fazem as organizações são pessoas. E se você pensa que isso só ocorre nas grandes empresas, investigue quais são os princípios e valores da organização na qual você trabalha e compare com as atitudes dela. Tomara que sua descoberta seja diferente das minhas observações.


Neste momento você pode estar se perguntando: “e se uma pessoa ou empresa tiver por princípios e valores ser antiético e desonesto”? Bom se essa pessoa se declara assim e age assim, não espere dela ética ou honestidade. Ainda que não goste disso, terás que se render à essa pessoa, pois, pelo menos, ele está sendo fiel ao que se propõe. Mas de verdade, se essa pessoa ou empresa acima existir, não é com ela que você terá de se preocupar. As piores fazem parte do mesmo grupo dessas empresas, que vivem declarando ser uma coisa e se comportando de outra forma. 


Por fim, guardei para o final a cereja do bolo. A reflexão mais importante: quais são os seus princípios e valores? Você tem sido fieis a eles ou apenas os tem usado em discursos? Tome muito cuidado, pois sem perceber, esse tipo de pessoa que diz uma coisa e se comporta de outra pode ser você!


Fontes consultadas: https://jota.info/justica/previdencia-100-maiores-inadimplentes-devem-r-50-bi-15032017

Fontes consultadas:Fonte http://fundacaoanfip.org.br/ acessado por mim em 21/05/2017 às 21:41

*Marcos Fábio é administrador de empresas e mestre em administração profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; É professor empreendedor pela Babson College em Boston/USA, onde também se qualificou em Inovação & Empreendedorismo. É sócio-Diretor e fundador da FORMATAR Consultoria empresarial, empresa líder no seu segmento no Centro-Oeste de Minas Gerais e Consultor organizacional com vasta experiência em negócios. É conselheiro de administração em empresas familiares, além de atuar como professor associado da HSM educação executiva. É Professor de MBA´s em instituições como FGV, UNA e PUC Minas e autor do livro Olhar Empreendedor – Reflexões para atitudes. É também colunista semanal do jornal Gazeta do Oeste com temas ligados ao mundo corporativo. Como empresário, além da formatar Consultoria Empresarial, é investidor em franquias de varejo.


Compartilhe:
Inicial Voltar
Consultoria & Assessoria

Soluções

Consultoria & Assessoria

Diagnóstico de gestão; Gestão comercial e de mercado; Gestão da produção; Gestão financeira e fiscal; Gestão de pessoas; Gestão estratégica; Gestão de suprimentos (compras, estoques e logística); Gestão da tecnologia e informação.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A Formatar nos ajudou, dentre inúmeras coisas, a enxergar a empresa como ela realmente é. O planejamento estratégico foi fundamental para definirmos o que queremos da empresa, além de determinarmos onde queremos chegar com ela”

Vanêssa Gontijo | Katuxa Calçados


Veja Mais Depoimentos