Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Liderança & Gestão de Pessoas

PORQUE VOCÊ FAZ O QUE FAZ?

Publicado em: 14 de Janeiro de 2019.

Tag's: porque, voce


Já estou convencido de uma coisa: não adianta querer trabalhar a melhoria da empresa se não trabalharmos a melhoria das pessoas!

Sou um defensor ativo de quebrarmos o tradicional “o que você deve fazer” como forma de explicar às pessoas o seu trabalho e substituí-lo pela pergunta “você sabe o porque deve fazer?”. Quando as pessoas se perguntam o porque estou fazendo isso, acontece um verdadeiro milagre: as pessoas começam a pensar e a procurar respostas.

Me lembro agora de uma propaganda do canal FUTURA que possui o slogan “não são as respostas que movem o mundo e sim, as perguntas”. E é bem isso! Uma pergunta gera outra, que gera outra e à medida que buscamos as respostas, vamos evoluindo e nos desenvolvendo.

Me lembro agora de uma prima minha que dizia que meninos curiosos são mais inteligentes... não sei se é verdade, mas, se são curiosos, fazem mais perguntas e acabam buscando mais respostas.

Provocar as pessoas instigando nelas o “porque” provocará comportamentos mais comprometidos.

Me lembro agora de uma velha parábola sobre 03 pedreiros em um canteiro de obras... Um homem que passava pela obra perguntou ao primeiro pedreiro o que ele estava fazendo. A resposta foi tão objetiva que soou até como intolerante: ESTOU TECENDO TIJOLOS, NÃO ESTÁ VENDO?! Não satisfeito, o homem repetiu a pergunta ao segundo pedreiro que respondeu de forma mais amena: MEU SENHOR, ESTOU FAZENDO UMA PAREDE! Por fim, ao abordar o terceiro pedreiro, veio a grande resposta... a resposta que separa a visão do “o que fazer” do “porque fazer”.... ESTOU AJUDANDO A CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR, respondeu o terceiro pedreiro. Como assim, perguntou novamente o homem. Isso aqui será uma escola, revidou o terceiro pedreiro ampliando a resposta e mostrando ao homem a sua visão do “porque fazer”.

Espero que com essa parábola de autoria desconhecida, tenha conseguido explicar a vocês que, somente quando sabemos “o porquê” é que poderemos ajudar a pensar em melhorias e a dar um passo à frente sem ficar perguntando ao chefe se pode ou não.

Por fim, sabe qual o meu conselho para quem quer se desenvolver: pergunte, duvide, busque informações, formule hipóteses... Porque eu faço o que eu faço? Para que serve o que eu faço? Há um jeito melhor de fazer? Se eu não fizer bem feito, quem vai sofrer com isso? O que o cliente espera de nossa empresa? Como meu comportamento influencia nisso? Etc., etc., etc...

Bom fim de semana e boas perguntas a todos!

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Mentoria; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A Formatar nos ajudou, dentre inúmeras coisas, a enxergar a empresa como ela realmente é. O planejamento estratégico foi fundamental para definirmos o que queremos da empresa, além de determinarmos onde queremos chegar com ela”

Vanêssa Gontijo | Katuxa Calçados


Veja Mais Depoimentos