Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Motivação

POR QUE NÃO ESTABELECEMOS METAS?

Publicado em: 29 de Março de 2018.

Publicado por: Suporte

Tag's: estabelecemos, metas


Alice se deitou à sombra da árvore no jardim de sua casa. De repente, viu um enorme coelho branco passar a sua frente e entrar numa toca. Ao segui-lo, ela inicia uma queda rumo a um mundo desconhecido. Ainda assustada, viu o coelho branco passar com um enorme relógio nas mãos, repetindo: “Estou atrasado! Estou atrasado!” Ela o seguiu por diversos lugares, até que se perdeu do coelho. Então, sentou-se em uma pedra e pôs-se a chorar, até que ouviu uma risada vindo de uma árvore. Ao procurar pela risada se deparou com o Gato de Cheshire, que lhe pergunta: “Porque chora, linda criança?” E ela respondeu: “Por favor, ajude-me! Não sei que caminho devo seguir…” O gato então continua: Para onde quer ir?” Alice responde: “Não sei…” O gato então conclui: “Se não sabe para onde vai, tome qualquer caminho, pois quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!

Essa é a conhecida história de Alice no País das Maravilhas e que muito tem a nos ensinar sobre o tema de hoje: estabelecimento de metas! Estabelecer metas é uma característica empreendedora importantíssima para gerar avanço nas pessoas e nas empresas, entretanto, quando perguntamos às pessoas quais as suas metas, normalmente escutamos respostas genéricas e com pouco compromisso, tais como: “crescer”, “ganhar mais”, “melhorar de vida”, etc.

Metas precisam ser claras, específicas, com data de realização, além de ter que ser desafiadora para quem as estabelece. Se for fácil demais, não gerará desafio. Se for difícil demais, gerará desmotivação. Mas uma coisa é fato, se não tiveres metas para você, ficarás igual à Alice: querendo ir para algum lugar, sentindo um incômodo, mas sem saber qual caminho tomar. Minhas experiências profissionais me levaram a concluir que existem 02 problemas básicos que geram dificuldades em estabelecermos metas:

  1. Medo de frustração: ao estabelecer uma meta, você cria um compromisso com você. Caso você não a alcance, sentirás frustrado ou incompetente, assim, para evitar esses sentimentos, você acaba se sabotando e não estabelecendo a meta, afinal, não ter metas será a garantia de não se frustrar.

Medo de perder as possibilidades: enquanto você não define uma meta para lhe dar foco, as possibilidades existentes estarão presentes. Assim, sem uma meta ou você poderá fazer isso, ou aquilo ou aquilo outro... mas, ao estabelecer uma meta, você terá de focar em uma coisa, abrindo mão de outras.

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

 

 


Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Executive coaching; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A parceria com a Formatar está sendo de fundamental importância. Estamos e estaremos sempre em processo de mudanças e em momento de grande expansão, atualmente presentes em mais de 1400 pontos de vendas em aproximadamente 130 cidades Mineiras, foi determinante para este crescimento, o método de mensuração de resultados, estratégias de crescimento e o aconselhamento dos consultores.”

Cristiana Morais | Sorvetes Ygloo


Veja Mais Depoimentos