Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Empreendedorismo

ORGULHO DE SER EMPRESÁRIO

Publicado em: 19 de Junho de 2018.
Última atualização: 22 de Junho de 2018 - 16h54.

Publicado por: Suporte

Tag's: orgulho, empresario


 

Por Helton Cardoso

 

Hoje estive em um cliente que é um belo exemplo do que são as pequenas e médias empresas brasileiras. É uma indústria com 57 anos de história, que já está na segunda geração da família do fundador e emprega 94 pessoas.

Ao longo destes 57 anos as duas gerações desta família empresária passou por vários governos, vários planos econômicos e várias crises. A empresa começou muito pequena, mas perseverou, investiu e cresceu diante de tudo isto, através do bom atendimento das necessidades dos seus clientes.

A palavra empresário, no Brasil, às vezes é percebida como algo pejorativo, fruto de todas as bobagens que sempre nos foram ditas sobre os “malvados capitalistas”. Isto faz com que algumas pessoas julguem um empresário de sucesso pelo patrimônio que ele tem hoje, sem saber de todos os perrengues que ele passou, às vezes por décadas, até chegar neste ponto.

É verdade que, ao longo de mais de 25 anos convivendo com empresários, encontrei alguns que não são flor que se cheire. Mas isso não tem nada a ver com o fato de serem empresários, e sim com o fato de serem pessoas moralmente ou emocionalmente doentes.

A imensa maioria dos empresários que já conheci são como os desta família. Gente simples, trabalhadora, que acorda cedo, cuida dos filhos, vai à igreja, e carrega nos ombros não só a responsabilidade pelo próprio negócio, mas principalmente pelo sustento de cada uma das famílias que lá trabalham.

Da próxima vez que você ouvir a palavra empresário, deixe os velhos clichês de lado e lembre-se de que eles são pessoas comuns, e que você pode se tornar um empresário também, desde que esteja disposto a correr os mesmos riscos. E se você é empresário, tenha orgulho disto. Você é o grande responsável pela geração de riquezas deste país.

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Famílias, Sociedades & Governança

Soluções

Famílias, Sociedades & Governança

Gestão de famílias e sociedades; Sucessão Empresarial; Governança corporativa; Cultura organizacional; Participação em conselhos.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Nas atividades que gerencio, planejar e ter clareza de indicadores de resultado são desafios permanentes para o necessário engajamento da equipe. Buscamos na Formatar o apoio profissional e competente que nos permitiu estruturar nosso planejamento estratégico de modo consistente com o PE da empresa, e isso deu muito mais consistência e relevância às atividades de Comunicação, Projetos Sociais, Educação Ambiental e Memória.”

Liliane Lana Liberato | AngloGold Ashanti


Veja Mais Depoimentos