Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

O “ZÉ” E A “MARIA” ENCERADEIRA

Publicado em: 5 de Maio de 2017.
Última atualização: 9 de Maio de 2017 - 17h49.

Publicado por: Suporte

Tag's: maria, enceradeira


Hoje, raramente você encontra uma enceradeira em alguma casa. Mas porque ela sumiu? A enceradeira tinha alguns problemas em seu DNA, dentre eles, fazia muito barulho, não lustrava corretamente o chão, às vezes agarrava nos lugares, estragava sempre e, mesmo que você passasse muito bem enceradeira na casa, você tinha que vir depois lustrando os cantos, pois o seu tamanho e formato não permitiam que os cantos fossem lustrados. Após o uso, era um estorvo para guardar, virando quase peça de decoração na casa (inclusive tinha gente que fazia uma capa para ela e a deixava exposta num quarto ou sala).

Mas o maior problema da enceradeira era que ela dependia de alguém que a direcionasse pra lá e pra cá. Em suma: ela não fazia o trabalho a partir da sua própria iniciativa e sempre dependia de uma pessoa para direcioná-la.

Com passar dos anos, as novas tecnologias produziram pisos e ceras que não precisavam mais do uso desse eletrodoméstico.

Muito bem, o que tem esse assunto a ver com a reflexão de hoje? Quero falar sobre o funcionário enceradeira! O “Zé Enceradeira” e a “Maria Enceradeira”. Eles são aquelas pessoas que já se tornaram obsoletas e que só fazem o trabalho quando alguém manda ou quando tem alguém que os direcione.  São pessoas que não buscam para si a autonomia e ficam sempre dependendo de alguém dizer qual o seu trabalho. E mesmo depois de você ter orientado eles para fazerem o trabalho, você precisará voltar e limpar os cantos e os detalhes que eles não foram capazes de realizar.

O “Zé” e a “Maria” enceradeira são essas pessoas que adormeceram no tempo mas que ainda continuam fazendo barulho como se fossem importantes. No máximo, o que conseguem é atrapalhar os outros com suas reclamações. Como nem sempre é possível demiti-los como é o caso de pessoas concursadas, eles ainda dão um trabalhão para o RH que precisa arrumar um lugar para eles ficarem.

Uma coisa é fato, o eletrodoméstico enceradeira já quase não existe mais nas casas, mas, infelizmente, o “Zé” e a “Maria” enceradeira ainda são encontrados aos milhares nas empresas, todos os dias, fazendo barulho, passando pra lá e pra cá como se estivessem fazendo algo importante, mas que no fundo, só estão gastando energia e dando muita manutenção.

Se você conhece alguém assim, alerte essa pessoa. Converse com ela. Mostre esse texto a ela. Agora, se você se encaixou nessa história, abra bem os seus olhos, pois sem perceber, você pode estar se tornando um “Zé” ou uma “Maria” enceradeira e vai chegar um momento em que empresa não terá mais lugar para te colocar. Mesmo fazendo uma capa bonitinha para você, o seu destino já estará traçado: Cair em desuso!

Pense bem nisso!


*Marcos Fábio é administrador de empresas e mestre em administração profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; É professor empreendedor pela Babson College em Boston/USA, onde também se qualificou em Inovação & Empreendedorismo. É sócio-Diretor e fundador da FORMATAR Consultoria empresarial, empresa líder no seu segmento no Centro-Oeste de Minas Gerais e Consultor organizacional com vasta experiência em negócios. É conselheiro de administração em empresas familiares, além de atuar como professor associado da HSM educação executiva. É Professor de MBA´s em instituições como FGV, UNA e PUC Minas e autor do livro Olhar Empreendedor – Reflexões para atitudes. É também colunista semanal do jornal Gazeta do Oeste com temas ligados ao mundo corporativo. Como empresário, além da formatar Consultoria Empresarial, é investidor em franquias de varejo.


Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Executive coaching; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A Formatar é uma empresa que busca a excelência e a qualidade nos resultados. Os Impactos na comunidade empresarial podem ser verificados através dos índices de desempenho, motivação e atitudes de empresários e colaboradores. Sempre considerando a realidade organizacional onde está sendo aplicada à atividade de consultoria, levando crescimento pessoal e institucional entre todos envolvidos no processo.”

Afonso Gonzaga | Sistema FIEMG


Veja Mais Depoimentos