Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

O QUE É SER GERENTE DE UMA LOJA?

Publicado em: 15 de Maio de 2018.

Publicado por: Suporte

Tag's: gerente, loja


* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Muitos donos de loja me perguntam com frequência quais são as características de um gerente sucesso. Certamente, se eu fosse listar aqui essas características, essa lista seria extensa. Entretanto, prefiro deixar com vocês essa reflexão a partir de algumas perguntas que deveriam ser respondidas, todos os dias, por pessoas que trabalham na gestão de lojas. Seguem as perguntas:

1- Quanto de seus clientes cadastrados fazem compra recorrente em sua loja?

2- Das pessoas que entram em sua loja todos os dias, quantos efetivamente compram?

3- Toda loja possui uma penetração de mercado, por menor que ela seja. Você sabe qual é a de sua loja?

4- Uma das maiores fugas e capital de um negócio de varejo está na gestão do estoque. Você conhece o conceito de pirâmide de preço, faz compra técnica de acordo com análise de giro do seu estoque ou, conhece a margem de contribuição de cada grupo do seu estoque?

5- Você estabelece metas para o seu negócio? E se estabelece, as metas são baseadas em um percentual em relação ao mesmo mês do ano anterior ou são construídas baseadas em suas análises financeiras e projeções de custos?

6- Estamos em Maio. O seu planejamento comercial para dia dos pais, dia das crianças, e Natal já está pronto ou você ainda mal planejou o dia das mães ou namorados?

7- A sua loja trabalha os conceitos de margem de contribuição, CMV e lucratividade? Ou antes, você sabe o que é CMV?

8- O seu negócio tem acompanhado as inovações do setor, implantando-as de forma ágil e garantindo que você não fique adormecido no tempo?

9- O seu gerente é realmente um parceiro na gestão do seu negócio ou é apenas uma pessoa de confiança que toma conta da loja, mas não conhece o resultado do seu negócio e não possui os conhecimentos suficientes para te ajudar a gerar soluções para melhorar os seus resultados econômicos?

Certamente, os conhecimentos, as habilidades, e as atitudes de um gestor devem leva-lo para as respostas das perguntas acima. O simples fato de você parar e refletir sobre essas perguntas já deveriam fazer você tomar uma atitude no sentido de buscar novos conhecimentos e novas práticas para fazer com que seu negócio se mantenha competitivo.

Como disse Einstein, loucura é continuar fazendo as mesmas coisas todos os dias e esperar por resultados diferentes. Se você se interessou sobre esse assunto saiba mais sobre nosso curso de Formação Prática Gestores de Varejo ou faça contato conosco pelo (37) 3213 -0005.

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Famílias, Sociedades & Governança

Soluções

Famílias, Sociedades & Governança

Gestão de famílias e sociedades; Sucessão Empresarial; Governança corporativa; Cultura organizacional; Participação em conselhos.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Nas atividades que gerencio, planejar e ter clareza de indicadores de resultado são desafios permanentes para o necessário engajamento da equipe. Buscamos na Formatar o apoio profissional e competente que nos permitiu estruturar nosso planejamento estratégico de modo consistente com o PE da empresa, e isso deu muito mais consistência e relevância às atividades de Comunicação, Projetos Sociais, Educação Ambiental e Memória.”

Liliane Lana Liberato | AngloGold Ashanti


Veja Mais Depoimentos