Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

O que as eleições têm a ver com seu negócio?

Publicado em: 15 de Outubro de 2018.

Publicado por: Suporte

Tag's: eleicoes, negocio


* Por Helton Augusto Cardoso

Ouço muito o seguinte argumento: “Não importa quem for eleito, meu negócio continuará rodando. Não muda nada para mim. Vou é cuidar da minha empresa”. É um argumento válido, mas um pouco míope. Quer gostemos ou não, as empresas sempre foram e serão influenciadas pela política.

Uma das formas de imaginar a organização da sociedade em um país é por círculos concêntricos de influência. Imagine que no centro está você, e ao redor estão sua família e empresa. É onde passamos a maior parte do tempo, convivendo, trabalhando, etc.

Acontece que a sua empresa não está sozinha. Em torno dela existe um outro círculo que a envolve, formado por clientes, fornecedores e concorrentes. Este é o círculo do mercado. Enquanto no círculo menor, você decide quase tudo, no círculo do mercado as relações são mais fluidas. Você não tem comando sobre seus fornecedores, clientes e concorrentes. Alguns vão ajudar, outros competir com você. A situação é muito mais subjetiva. O que você pode tentar fazer é influenciar o mercado da melhor forma possível e ser influenciado por ele também.

Mas o mercado não é uma bolha solitária e está dentro de outro círculo mais amplo composto pela economia e legislação. A economia se refere aos fatos macroeconômicos de um país: inflação, câmbio, juros, etc. Já a legislação se refere as regras da sociedade: da constituição ao código civil, as leis em geral. Tudo o que você/empresa faz é muito influenciado pelos ambientes econômico e jurídico. Tanto é assim, que investidores preferem países com economia saudável e segurança jurídica.

E quem comanda a política econômica e leis de um país? O governo. E quem comanda o governo? Os políticos. Eles são eleitos para os poderes executivo e legislativo em suas três esferas: municipal, estadual e federal. Se envolver na política não é necessariamente se tornar um militante partidário, mas sim, no mínimo, entender quais as correntes político-partidárias existem, suas ideologias, e principalmente, a sua visão sobre a economia e as leis que influenciam o seu negócio ou família. Assim você estará em condições de votar de forma consciente, e quem sabe, ajudar outras pessoas.

Nestas eleições, as visões de mundo das correntes políticas que disputam o pleito, são opostas. Procure a que mais se identifica com os interesses da sua família, negócio e cidade. Depois que a eleição passar, não adianta reclamar. Você viu o trabalhão que dá remover um político eleito de seu cargo. Não queremos passar por isto de novo. Não se omita.

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Mentoria; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Parabéns à equipe Formatar pelo lançamento da Unidade em Belo Horizonte. Temos a certeza do sucesso pela competência, seriedade e pelo dinamismo com que sempre tratam seus clientes. A ACID brinda com a Formatar este novo momento”

Denise Coronado | ACID


Veja Mais Depoimentos