Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Política

O BRASILEIRO NÃO SABE VOTAR?

“O problema do brasileiro é que ele não sabe votar”! Quem de nós nunca escutou essa frase? Ouvi essa frase novamente essa semana e, aproveitando que estamos em pleno ano da maior eleição deste país, resolvi abordar este assunto por aqui.

 

Em 2018 elegeremos, além do Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, além é claro dos distritais. Em termos de importância, trata-se da maior eleição do país.

Em outras palavras, ela é nossa chance de realmente mostrar toda nossa insatisfação e indignação com a corrupção implantada no seio da política brasileira.

 

Mas aí vem a pergunta: Como fazer uma mudança se não sabemos votar? Para não cometer o pecado de apontar o dedo para o outro, vou me usar como exemplo. Teoricamente sou uma pessoa que sei votar. Sou estudado, leio bastante e não fico distante das notícias que acontece no Brasil e no mundo. Ainda assim, isso faz de mim uma pessoa que sabe votar? Não! Isso não faz de mim uma pessoa que sabe votar. Afirmo a vocês uma coisa: eu não sei votar! Digo isso porque analisando o histórico das eleições das quais eu participei como cidadão, exercendo o direito do voto, ajudei a escolher pessoas que depois foram pegas em escândalos de corrupção.

 

Pois bem, aí vem o governo com suas campanhas para o voto consciente e eu me pergunto: Como votar conscientemente numa eleição baseada em candidatos maquiados, na propaganda enganosa e, em conclusões tiradas a partir de debates em cadeia nacional que não dão tempo sequer do candidato contar a história da própria vida?

 

Pois bem meus amigos, digo do fundo do coração: eu não sei votar! Confesso que tenho até tentado, mas, levando em consideração a quantidade de candidatos e o tempo que levarei para estudar cada um a partir do momento que ele se lançarem, seguramente vou errar de novo.

 

Ainda assim, serei obrigado a comparecer às urnas para votar em branco, ou para anular meu voto, ou, quem sabe, para dar o meu voto a quem aparentemente for o melhor candidato, ou, o menos pior.

Bacana isso, não? É como se eu estivesse dizendo que não sei dirigir, mas ainda assim, a autoridade de trânsito estivesse me obrigando pegar o carro e sair dirigindo pelas vias da cidade.

 

No final das contas, querem saber a minha intenção com este texto? Espero que você, antes de repetir a frase “o brasileiro não sabe votar”, de verdade faça uma reflexão sobre como você tem votado.

Bom fim de semana a todos!

*Marcos Fábio é administrador de empresas e mestre em administração profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; É professor empreendedor pela Babson College em Boston/USA, onde também se qualificou em Inovação & Empreendedorismo. É sócio-Diretor e fundador da FORMATAR Consultoria empresarial, empresa líder no seu segmento no Centro-Oeste de Minas Gerais e Consultor organizacional com vasta experiência em negócios. É conselheiro de administração em empresas familiares, além de atuar como professor associado da HSM educação executiva. É Professor de MBA´s em instituições como FGV, UNA e PUC Minas e autor do livro Olhar Empreendedor – Reflexões para atitudes. É também colunista semanal do jornal Gazeta do Oeste com temas ligados ao mundo corporativo. Como empresário, além da formatar Consultoria Empresarial, é investidor em franquias de varejo.

 
Inicial Voltar
Consultoria & Assessoria

Soluções

Consultoria & Assessoria

Diagnóstico de gestão; Gestão comercial e de mercado; Gestão da produção; Gestão financeira e fiscal; Gestão de pessoas; Gestão estratégica; Gestão de suprimentos (compras, estoques e logística); Gestão da tecnologia e informação.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A Formatar nos ajudou, dentre inúmeras coisas, a enxergar a empresa como ela realmente é. O planejamento estratégico foi fundamental para definirmos o que queremos da empresa, além de determinarmos onde queremos chegar com ela”

Vanêssa Gontijo | Katuxa Calçados


Veja Mais Depoimentos