Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

O AMBIENTE EM QUE NOS ENCONTRAMOS - PARTE 5

Publicado em: 2 de Outubro de 2017.

Publicado por: Suporte

Tag's: estrategia, informacao, objetivo, ambiente, economico


Dando sequência à série de artigos que falam sobre o ambiente que cerca a empresa, hoje vamos falar da variável AMBIENTAL (“environmental”). Lembrando que nas 4 primeiras matérias falamos dos ambientes Político, Econômico, Social e Tecnológico. É sempre bom reforçar que todas essas informações devem servir de base para que as empresas possam traçar estratégias de forma mais assertiva.

Primeiramente, chamo a atenção de vocês para enxergarmos essa variável não somente atrelada à questão do meio ambiente (ecologia). Vamos a elas:

  1. Novos hábitos de consumo, qualidade de vida: essa variável irá afetar a maneira como os produtos serão produzidos e comercializados, gerando uma grande necessidade de adaptação das empresas e também do varejo, uma vez que as retiradas de alguns itens nocivos à saúde, mas fundamentais para conservação dos alimentos, irão afetar diretamente a forma como eles serão armazenados ou distribuídos;

  2. Longevidade (aumento da expectativa de vida): O aumento da expectativa de vida já está gerando um novo mercado consumidor, ávido por novos produtos e serviços;

  3. Empresas buscam práticas sustentáveis para seus negócios: A onda da sustentabilidade ganhará um novo contexto, diferentemente da questão do aquecimento global (que para muitos já caiu por terra devido ao fato da existência de muitos estudos contra à teoria do aquecimento. Inclusive este é o motivo pelo qual os Estados Unidos saíram do acordo climático de Paris). O contexto provavelmente sairá da preservação para o convívio harmonioso.

  4. Disseminação do consumo consciente: O consumismo exacerbado (o consumo pelo consumo) perderá terreno, principalmente pela força dos jovens que trarão outra culturas e costumes. Dentre eles, destaca-se a cultura da não imobilização, a perda da importância do carro como sonho de consumo, dentre tantas outras coisas.

  5. Consumo colaborativo: o que hoje é uma tendência, será uma força. A economia colaborativa que parte de um princípio básico que é o aproveitamento dos excessos trará um novo jeito de se fazer negócio.

  6. Simples e divertido é melhor: mais do que nunca o simples derrotará o complexo. A felicidade que já deixou de ser apenas um desejo humano passará a ser o grande e real objetivos que moverá as pessoas que não querem esperar o ter para ser. Daí nasce um novo mercado. Um exemplo disso está ligado às viagens: menos viagens longas e com mais frequência no ano, menos distâncias longas e mais conhecimento local/regional.

 

Enfim, uma nova revolução: a revolução cultural. Há quem diga que daqui a alguns anos, o carro será igual o cavalo. Que o tiver, será só por prazer e não mais por uma necessidade.

É isso aí: um novo mundo nascendo debaixo do nosso nariz. E o que você tem feito para acompanhar isso? Depois não vai ficar dizendo que tudo isso te pegou de surpresa.

Bom fim de semana a todos!


*Marcos Fábio é administrador de empresas e mestre em administração profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; É professor empreendedor pela Babson College em Boston/USA, onde também se qualificou em Inovação & Empreendedorismo. É sócio-Diretor e fundador da FORMATAR Consultoria empresarial, empresa líder no seu segmento no Centro-Oeste de Minas Gerais e Consultor organizacional com vasta experiência em negócios. É conselheiro de administração em empresas familiares, além de atuar como professor associado da HSM educação executiva. É Professor de MBA´s em instituições como FGV, UNA e PUC Minas e autor do livro Olhar Empreendedor – Reflexões para atitudes. É também colunista semanal do jornal Gazeta do Oeste com temas ligados ao mundo corporativo. Como empresário, além da formatar Consultoria Empresarial, é investidor em franquias de varejo.

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Mentoria; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Tivemos o primeiro contato com a Formatar numa apresentação do PE da Agencia de Desenvolvimento de Santa Barbara ( que a Vale participa ). A metodologia aplicada foi muito interessante e apropriada para nosso dia a dia. Desenvolvemos em conjunto o Planejamento Estratégico da Mina de Gongo Soco em Barão de Cocais visando além das operações de rotina uma situação de fechamento da mina por exaustão das reservas em 2013. O trabalho hoje é nosso direcionador de ações para conter a ansiedade dos empregados/ comunidade para o fato além de encaminhar algumas ações de relocação de pessoas, na Vale e outras empresas. Foi um trabalho intenso , desenvolvido com todos os supervisores e equipe de comando durante dois dias com ótimos resultados. Didático, de fácil entendimento e aplicabilidade.”

Márcio José Ribeiro | Vale


Veja Mais Depoimentos