Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

O AMBIENTE EM QUE NOS ENCONTRAMOS - PARTE 4

Publicado em: 15 de Setembro de 2017.

Publicado por: Suporte

Tag's: tecnologia, estrategia, informacao, objetivo, ambiente


Dando sequência à série de artigos que falam sobre ambiente, informação e estratégia, hoje vamos falar do ambiente TECNOLÓGICO. Lembrando que nas 3 primeiras reportagens falamos dos ambientes Político, Econômico e Social. É sempre bom reforçar que todas essas informações devem servir de base para que as empresas possam traçar estratégias de forma mais assertiva.

De todos os ambientes dessa análise produzida pela FGV e compilada pelo setor de mercado do SEBRAE/MT, a variável TECNOLÓGICA é a variável que mais tem impactado a nossa vida e a rotina dos negócios. São tantas transformações e jargões que acabam por nos deixar um tanto quanto perdidos. Entretanto, em meio a tantas novidades, precisamos estar atentos aos reais impactos dessa variável em nosso ambiente. Vamos a eles:

  1. Interconectividade resultante da tecnologia de casa inteligente: tudo conectado produzindo velocidade e uma enorme quantidade de informação e funcionalidades;

  2. Realidade aumentada e a tecnologia de realidade virtual: já presente em projetos arquitetônicos;

  3. Aprendizado automático da máquina: máquinas inteligentes que tomarão decisões por você;

  4. Inteligência Artificial: cada vez mais crescente e “humanizada” a exemplo nas novas centrais de telemarketing que falam com você como se fosse uma pessoa.

  5. A internet das coisas: a interoperacionalidade das coisas. Geladeira integrada com fogão e microondas e daí por diante;

  6. Big data humanizado: um volume enorme de dados tratados para tirar o melhor aproveitamento possível de questões estratégicas, tais como o comportamento do consumidor;

  7. Integrações físico-digital: um grande exemplo pode ser o varejo, onde hoje um já não caminha sem o outro (loja física e “on line”);

  8. TI possui assumindo um caráter estratégico nos negócios: TI não é mais uma escolha e sim, uma prioridade.

  9. Tudo como um serviço (EaaS): Utiliza tudo que existe, infraestrutura, plataformas, softwares, suporte, enfim, o que envolve Tecnologia da Informação e Comunicação para melhorar os serviços.

  10. Blockchain: também conhecido como “o protocolo da confiança” é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que possuem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

  11. Impressão 3D e alimentos sintéticos: a utilização das tecnologias de impressão em 3D, alterando a forma e os meios de produção, assim como os alimentos sintéticos barateando os alimentos e sendo uma alternativa ao combate à fome.

 

Enfim, temos um mundo de tecnologias ainda desconexas para uns, mas que, para outros estão gerando novos mercados, novos negócios e viabilizando os negócios atuais. O que trouxe aqui, foi apenas uma pequena amostra. Daí fica a pergunta: como você tem se preparado para isso?


*Marcos Fábio é administrador de empresas e mestre em administração profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; É professor empreendedor pela Babson College em Boston/USA, onde também se qualificou em Inovação & Empreendedorismo. É sócio-Diretor e fundador da FORMATAR Consultoria empresarial, empresa líder no seu segmento no Centro-Oeste de Minas Gerais e Consultor organizacional com vasta experiência em negócios. É conselheiro de administração em empresas familiares, além de atuar como professor associado da HSM educação executiva. É Professor de MBA´s em instituições como FGV, UNA e PUC Minas e autor do livro Olhar Empreendedor – Reflexões para atitudes. É também colunista semanal do jornal Gazeta do Oeste com temas ligados ao mundo corporativo. Como empresário, além da formatar Consultoria Empresarial, é investidor em franquias de varejo.

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Consultoria & Assessoria

Soluções

Consultoria & Assessoria

Diagnóstico de gestão; Gestão comercial e de mercado; Gestão da produção; Gestão financeira e fiscal; Gestão de pessoas; Gestão estratégica; Gestão de suprimentos (compras, estoques e logística); Gestão da tecnologia e informação.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A Formatar é uma grande parceira do Sebrae Minas levando soluções inovadoras para a expansão e reposicionamento dos negócios de nossos clientes.”

Márcia Valéria Cota Machado | SEBRAE


Veja Mais Depoimentos