Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

O AMBIENTE EM QUE NOS ENCONTRAMOS - PARTE 3

Publicado em: 3 de Setembro de 2017.
Última atualização: 5 de Outubro de 2017 - 16h52.

Publicado por: Suporte

Tag's: estrategia, informacao, objetivo, ambiente, economico


Dando sequência à série de artigos que falam sobre ambiente, informação e estratégia, hoje vamos falar do ambiente SOCIAL. Lembrando que nas 2 primeiras reportagens falamos dos ambientes Político e Econômico. Lembrando ainda que todas essas informações devem servir de base para que as empresas possam traçar estratégias de forma mais assertiva.

De todos os ambientes dessa análise produzida pela FGV e compilada pelo setor de mercado do SEBRAE/MT, a variável social é a variável mais ligada às vendas, por levar em conta as transformações sociais e, consequentemente, o comportamento das pessoas.

  • Aprovação da Reforma Trabalhista: mudança, ainda que pequena, na relação empregado x empregador;

  • Aumento dos indicadores de evasão escolar: a queda da renda força os filhos a ajudarem em casa, abandonando a escola;

  • Aumento nos indicadores da violência (homicídios, roubos...): a queda da renda, o aumento da desigualdade e a perda de recursos do estado tendem a acelerar esses índices;

  • Consumidor Global, OMNI e Digital: alteração na relação cliente x empresa;

  • Disseminação do consumo consciente: aumento dos consumidores exigindo atitudes conscientes das empresas;

  • FakeNews ou Notícias Falsas: a perda de prestígio dos grandes veículos, principalmente O Globo e Folha de São Paulo, de um lado abre espaço para notícias menos tendenciosas, mas, de outro, gera perda de controle abrindo espaço para muitas inverdades e que podem pegar empresários despreparados, decidindo em cima de informações infundadas;

  • Necessidade urgente da reforma da Previdência Social: independente das correntes contra ou a favor, levando em consideração os direitos adquiridos, a reforma da previdência é um fato que não poderá ser muito adiado;

  • Novas formas de organizações sociais: movimentos a exemplo de grupos de empresários, redes de compras, cooperativas, etc, abrindo espaço para novas oportunidades;

  • Novos hábitos de consumo, qualidade de vida e longevidade: migração do consumo forçando empresas a desenvolverem novos produtos e serviços. Cultura da imobilização (casa, carro, moto) se perdendo;

  • O poder das mídias sociais (comunicação viral): o aumento do poder das mídias sociais está descentralizando o orçamento publicitário dos negócios, gerando a necessidade de especialização nesse tipo de mídia. Ter uma pessoa ligada a marketing digital deixou de ser meio para ser altamente estratégico.

  • Redução da confiança do consumidor: o consumidor ainda está desconfiado e sem coragem para voltar a consumir, salvo nas oportunidades de preço.

 

Enfim, temos um caminhão de informações ainda desconexas, mas que estão gerando uma revolução silenciosa. Daí fica a pergunta: como você tem se preparado para isso?


*Marcos Fábio é administrador de empresas e mestre em administração profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; É professor empreendedor pela Babson College em Boston/USA, onde também se qualificou em Inovação & Empreendedorismo. É sócio-Diretor e fundador da FORMATAR Consultoria empresarial, empresa líder no seu segmento no Centro-Oeste de Minas Gerais e Consultor organizacional com vasta experiência em negócios. É conselheiro de administração em empresas familiares, além de atuar como professor associado da HSM educação executiva. É Professor de MBA´s em instituições como FGV, UNA e PUC Minas e autor do livro Olhar Empreendedor – Reflexões para atitudes. É também colunista semanal do jornal Gazeta do Oeste com temas ligados ao mundo corporativo. Como empresário, além da formatar Consultoria Empresarial, é investidor em franquias de varejo.

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Consultoria & Assessoria

Soluções

Consultoria & Assessoria

Diagnóstico de gestão; Gestão comercial e de mercado; Gestão da produção; Gestão financeira e fiscal; Gestão de pessoas; Gestão estratégica; Gestão de suprimentos (compras, estoques e logística); Gestão da tecnologia e informação.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Através da equipe da Formatar, hoje temos o foco certo de nossa empresa, temos muito mais clareza e objetividade em nossas negociações, nosso setor financeiro agora é muito bem controlado. As posições adotadas durante o trabalho de consultoria, ratificaram nossas expectativas e nos deram à certeza do que o objetivo de vocês não é meramente comercial, vocês estão efetivamente comprometidos com nossos objetivos. Só temos a agradecer pelo nível de dedicação, comprometimento e profissionalismo de toda equipe Formatar.”

Luciana R. Rodrigues | LUAJO Transportes & LogÍstica


Veja Mais Depoimentos