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Artigos Gestão & Planejamento

INOVAR É BOM, MAS NÃO SE ESQUEÇA DO BÁSICO

Publicado em: 26 de Setembro de 2018.
Última atualização: 26 de Setembro de 2018 - 17h22.

Publicado por: Suporte

Tag's: inovar, esqueca, basico


Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

    

    Em tempos de tecnologia, de inovação e de um mundo que discute cada vez mais como encantar o cliente, é sempre bom lembrar que não podemos nos esquecer das coisas básicas do negócio. Assim como em nossa vida não adianta o dinheiro que ganhamos e muito menos o patrimônio que acumulamos, se não tivermos saúde para gozar das conquistas, no mundo dos negócios a regra também prevalece.

    De nada adianta uma empresa querer ser inovadora e tratar bem o cliente se não tiver resolvido os velhos problemas da operação de um negócio, como por exemplo, a ruptura de estoque (falta de produtos). Neste momento temos um paradoxo: ao mesmo tempo que precisamos pensar à frente, precisamos ficar de olho nos bons e velhos problemas que, se descuidados, poderão voltar a acontecer.

    Estava numa cidade do interior e precisei comprar uma camiseta de malha branca. A cidade era pequena e o comércio não estava lá muito movimentado... me indicaram uma loja e, ao entrar na mesma e ser abordado pela vendedora, fiz a minha solicitação. Neste momento, o sorriso que estava em seu rosto desapareceu dando lugar a uma feição de tristeza, dizendo em seguida não ter o produto. A loja era bonita, bem organizada e aconchegante, MAS, DO QUE ADIANTOU ISSO? Ressalto que a vendedora teve a iniciativa de me ofertar um produto similar, mas, apesar de sua boa vontade, não tinha a cor que eu precisava.

    Sabemos que é muito importante gerenciar as vendas, conhecer os indicadores de desempenho como por exemplo, produtos por atendimento, vendas diárias, vendas por vendedor, volume de desconto por vendedor, ticket médio, dentre outros. Tudo isso é importante, mas, não menos importante é saber o quanto deixamos de vender pelo puro e simples fato de não termos o produto.

    Olhei para a vendedora e disse: entendo a sua dor... loja vazia, cidade pequena e, o único cliente que entra, pede justamente o que você não tem. Ela riu sem graça, concordando com a minha frase.

    Diante disso, lembre-se: atender bem não é somente o atendimento de contato entre o vendedor e o cliente. Gerenciar bem um negócio é ter o produto certo, no tempo certo, para o cliente certo, na qualidade certa, no preço certo e com o lucro adequado para manter o seu negócio sustentável ao longo dos anos. Sei que isso é um grande desafio e, justamente por isso, não podemos tirar os olhos dessas coisas.

 

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