Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

GESTÃO FINANCEIRA: UM GARGALO NOS NEGÓCIOS

Publicado em: 6 de Fevereiro de 2018.

Publicado por: Suporte

Tag's: gestao, financeira, gargalo, negocios


Você faz ideia do quanto sua casa custa? Qual é o ponto de equilíbrio do casal? Quanto você gastou no último ano com alimentação, lazer, moradia, manutenção, transporte, educação e saúde?


Talvez você não esteja entendendo nada, não é mesmo? Se o título é “GESTÃO FINANCEIRA: UM GARGALO NOS NEGÓCIOS”, por que será que estou fazendo perguntas pessoais? A resposta é simples: as finanças de uma casa se assemelham às finanças de um negócio, só que, infinitamente mais simples! Então, se você mal dá conta de organizar as suas finanças pessoais, imagine o tamanho do desafio de uma empresa? Pense no volume de movimentação financeira de uma empresa: fornecedores, clientes, custos fixos, variáveis e uma infinidade de desdobramentos sobre cada um deles. Pense também, que quem vai gerenciar tudo isso são pessoas, que por sua vez, precisam ter habilidade e conhecimento dos números. 


Pensando melhor, talvez o título dessa coluna deveria ser, GESTÃO FINANCEIRA: UM GARGALO NOS NEGÓCIOS E NA VIDA PESSOAL. Talvez assim, ficasse mais apropriado.


Uma coisa é fato, tanto na vida pessoal quanto na vida empresarial, a gestão financeira é fundamental para avançarmos, por um simples motivo: o mundo não tem nada de graça e precisamos do dinheiro para realizar as coisas, inclusive, para fazermos o bem! Então, por favor, não tomem este artigo como uma coisa que coloca o dinheiro acima de todas as coisas, mas sim, como uma reflexão de que ele, se bem utilizado, pode trazer o bem para todos. Por outro lado, uma empresa sem capital e sem lucro, se torna injusta com as pessoas, pois, por mais que elas mereçam mais, não teremos condição de dar mais.


Por essas e outras coisas mais (na verdade muitas outras coisas mais) é que a gestão financeira foi, é e sempre será um ponto de crucial atenção tanto para as pessoas, quanto para os negócios.


Olhando para a empresa, podemos entender que ela pode se resumir em 04 eixos: Finanças, Pessoas, Mercado e Operações. Agora pense: o que há de comum nesses 04 eixos? A resposta é: capital! Vamos aos exemplos:

  • Mercado: precisa de capital para vender o produto, para promover e propagar o produto, para remunerar os vendedores e os representantes, etc.
  • Pessoas: precisam de serem remuneradas de acordo com o mercado; precisam de recursos e estrutura para trabalhar, etc.
  • Operações: precisa de capital para comprar, produzir, armazenar, transportar, etc.
  • Finanças: precisa do capital para pagar e, para pagar, precisa de receber. 

Toda a empresa nasce a partir de um investimento inicial de alguém. Esse investimento inicial é o primeiro impulso para fazer a roda girar, mas, ao longo de sua existência, a cada giro do negócio (comprar - pagar - estocar – produzir - vender - receber) é necessário que haja uma sobra chamada lucro, para ser reinvestida no negócio ou para remunerar quem investiu o dinheiro, neste caso, o empreendedor.


Penso que já deu para você perceber a importância do capital para os negócios e também o quanto cada área da empresa está ligada e depende desse importante recurso. É justamente aqui que precisamos compreender o quanto gerenciar esse capital é importante. Ele é o sangue nas veias da empresa!


A má notícia, é que muitos dos gestores financeiros que conhecemos não possuem essa compreensão do todo. A boa notícia, é que a Formatar Consultoria Empresarial lança no próximo dia 08/02/2018 a sua 2ª Turma de Formação Prática de Gestores Financeiros, com o intuito formar gestores financeiros com a visão do todo! Se interessou? Ligue para nós: (037) 3213-0005 ou acesse www.formatar.com.br , veja os depoimentos de quem estava na primeira turma e descubra como melhorar a sua empregabilidade e como melhorar o seu negócio ou a empresa para a qual você trabalha.

Pensem nisso e Bom fim de semana a todos! 


*Marcos Fábio é administrador de empresas e mestre em administração profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; É professor empreendedor pela Babson College em Boston/USA, onde também se qualificou em Inovação & Empreendedorismo. É sócio-Diretor e fundador da FORMATAR Consultoria empresarial, empresa líder no seu segmento no Centro-Oeste de Minas Gerais e Consultor organizacional com vasta experiência em negócios. É conselheiro de administração em empresas familiares, além de atuar como professor associado da HSM educação executiva. É Professor de MBA´s em instituições como FGV, UNA e PUC Minas e autor do livro Olhar Empreendedor – Reflexões para atitudes. É também colunista semanal do jornal Gazeta do Oeste com temas ligados ao mundo corporativo. Como empresário, além da formatar Consultoria Empresarial, é investidor em franquias de varejo.
 


Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Mentoria; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Gostei muito da palestra. A Formatar esta realmente se sobressaindo no seu segmento. Vocês estão desafiando a Hipercompetitividade e fazendo algo de melhor para seus clientes. Um evento como esta palestra e um grande Diferencial, com cuidado e muito carinho com seus clientes. Parabéns a toda equipe”

Soninha | Sabrina Rios


Veja Mais Depoimentos