Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

GESTÃO FINANCEIRA – O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

Publicado em: 10 de Outubro de 2017.

Publicado por: Suporte

Tag's: gestao, financeira, fluxo, caixa


A lógica da gestão de uma empresa é relativamente simples: ao cumprir sua missão, a empresa irá conquistar clientes e, se bem gerenciada, dará lucro ao final de um período que poder ser mensal, trimestral, semestral ou anual. Simples de falar, mas difícil de fazer e, para muitos, complicado de entender.

Entre a venda e o lucro existe um abismo chamado CUSTO e que é um inimigo a ser vencido dentro das empresas. Claro que, de outro lado, existe um outro gigante a ser dominado que são as VENDAS, mas, para fins deste texto, vamos abordar a parte FINANCEIRA.

A gestão financeira básica de uma empresa deve contar, no mínimo, com 03 ferramentas: Fluxo de Caixa (mostra o dinheiro disponível a partir da gestão das entradas e saídas); O Demonstrativo do Resultado do Exercício –DRE (que mede a operação do negócio) e; Balanço Patrimonial Gerencial (que mostra a estrutura de capital da empresa). Não ter essas ferramentas é como dirigir um carro sem velocímetro, sem marcador de combustível, sem indicador de temperatura, sem relógio e sem qualquer instrumento de informação.

Falando do Fluxo de Caixa, sabemos que muitos gestores analisam suas empresas pelo regime de caixa (recebimentos menos pagamentos). De forma equivocada, muitos entendem que os recebimentos menos os pagamentos, geram Lucro ou Prejuízo. Na verdade, essa análise mede a Sobra ou Falta de caixa. Aqui está o equívoco: é bem possível a empresa ter sobra de caixa num determinado mês, e ter tido PREJUÍZO! Vamos a um exemplo: Numa loja de varejo onde as vendas de dezembro são elevadas, e, em sua maioria feitas a prazo ou no cartão, os recebimentos dessas vendas se darão no mês seguinte (janeiro). Assim, em janeiro os recebimentos são elevados e o dinheiro que sobra no caixa não é, em hipótese alguma, lucro e sim, sobra ou saldo de caixa. Em janeiro, as vendas caem e é perfeitamente normal uma loja ter prejuízo, mas, tendo dinheiro em caixa (fruto dos recebimentos das vendas de dezembro).  Compreenderam?

O real lucro de um negócio se apura no Demonstrativo do Resultado do Exercício –DRE. Para que que possamos ter um DRE confiável, precisaremos de saber as seguintes informações: custo de mercadoria vendida (no caso do varejo) ou custo do produto fabricado (no caso da indústria) + impostos + comissões + despesas comerciais + despesas administrativas + custos de mão de obra + retiradas. O resultado da operação (lucro ou prejuízo ou empate) será o resultado do valor das VENDAS menos a soma de todos esses custos. Após o lucro da operação, devemos tirar ainda os custos não operacionais (financiamentos, investimentos, etc).

Bom, penso que já deu para compreender que, se a área financeira não estiver organizada e com seus processos funcionando, não dará para você conhecer esses resultados. Nós da Formatar Consultoria Empresarial, ensinamos todos os dias os nossos clientes a se organizarem melhor na sua área financeira com a seguinte metodologia: organizar as informações, formar o gestor da área, construir os indicadores e, gerenciar essas informações, tomando decisões.

Mesmo fazendo isso todos os dias, precisamos de pessoas que detenham esse conhecimento para que possamos treiná-las e ensiná-las a usar esse conhecimento.

Pensando nisso, nós acabamos de lançar O Curso de Formação Prática de Gestores Financeiros. Um curso prático e que vai ensinar as pessoas que atuam na área Administrativa/Financeira a se tornarem verdadeiros gestores financeiros. As aulas começam no dia 21/10/2017, sempre aos sábados e a aula inaugural será no dia 10/10/2017 às 19:00 na CDL Divinópolis. Se você se interessou, faça contato conosco pelo (037) 3213-0005 ou acesse o nosso site www.formatar.com.br e clique no banner do curso.

Bom fim de semana a todos!


*Marcos Fábio é administrador de empresas e mestre em administração profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; É professor empreendedor pela Babson College em Boston/USA, onde também se qualificou em Inovação & Empreendedorismo. É sócio-Diretor e fundador da FORMATAR Consultoria empresarial, empresa líder no seu segmento no Centro-Oeste de Minas Gerais e Consultor organizacional com vasta experiência em negócios. É conselheiro de administração em empresas familiares, além de atuar como professor associado da HSM educação executiva. É Professor de MBA´s em instituições como FGV, UNA e PUC Minas e autor do livro Olhar Empreendedor – Reflexões para atitudes. É também colunista semanal do jornal Gazeta do Oeste com temas ligados ao mundo corporativo. Como empresário, além da formatar Consultoria Empresarial, é investidor em franquias de varejo.


Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Mentoria; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A Formatar contribuiu para que possamos focar nossos esforços nos projetos corretos.”

Fabrício Teles | Print Shop


Veja Mais Depoimentos