Publicado em: 27 de Janeiro de 2017.
Última atualização: 6 de Fevereiro de 2017 - 10h15.
Publicado por: Suporte
Tag's: gerente, loja, tomador, conta
Sim, já abordei este tema aqui, mas o problema é sempre recorrente! O que devemos esperar de um gerente de loja? Existe diferença entre o Gerente de loja e o Gerente de vedas? E o que é esse tal “tomador de conta” que tanto falo?
Bom, vamos aos fatos: quando você abre a sua própria loja e fica à frente dela todo o tempo, você é, ao mesmo tempo, o gerente da loja, o gerente de vendas, o tomador de contas e tudo mais que aparecer. Você é o dono, logo, presta atenção em tudo pois é o seu dinheiro que está ali. Daí esse negócio vai dando certo e você, empreendedor que é deseja crescer, abrir mais uma, duas, três lojas. Como já possui experiência, você logo parte para expansão na certeza de que tudo dará certo... SÓ QUE NÃO!
Quando você estava sozinho em uma única loja, você tinha o controle de tudo e agora, como só Deus é onipresente, você precisará de pessoas. Se você escolher um Gestor para sua nova loja, a chance desse negócio dar certo, numa escala de 0 a 10, é acima de 8. Escolher um gerente de vendas, que cuidará só das vendas também pode ser uma opção, mas aí, recairá sobre você uma carga extra para fazer na sua segunda loja toda a parte administrativa, financeira, RH, compras e controle de estoques que você fazia na primeira. Se você não assumir isso, sua chance de sucesso cai para abaixo de 7. Agora, se escolheu apenas alguém pra tomar conta... é melhor nem dizer.
Mas realmente é assim? Claro que para tudo sempre haverá exceção! Entretanto, recebemos todos os dias em nossa empresa pessoas reclamando de PESSOAS! Ou melhor, empreendedores reclamando de PESSOAS (item essencial para o crescimento e desenvolvimento de um negócio).
Se realmente você pretende se tornar um gerente, comece a pensar em quais conhecimentos, habilidades e atitudes você precisa desenvolver e venha se juntar a nós!
*Marcos Fábio é Administrador de empresas e mestre em administração profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; É professor empreendedor pela Babson College em Boston/USA, onde também se qualificou em Inovação & Empreendedorismo. É sócio-Diretor e fundador da FORMATAR Consultoria empresarial, empresa líder no seu segmento no Centro-Oeste de Minas Gerais e Consultor organizacional com vasta experiência em negócios. É conselheiro de administração em empresas familiares, além de atuar como professor associado da HSM educação executiva. É Professor de MBA´s em instituições como FGV, UNA e PUC Minas e autor do livro Olhar Empreendedor – Reflexões para atitudes. É também colunista semanal do jornal Gazeta do Oeste com temas ligados ao mundo corporativo. Como empresário, além da formatar Consultoria Empresarial, é investidor em franquias de varejo.
Soluções
Famílias, Sociedades & Governança
Gestão de famílias e sociedades; Sucessão Empresarial; Governança corporativa; Cultura organizacional; Participação em conselhos.
Depoimentos
Nas atividades que gerencio, planejar e ter clareza de indicadores de resultado são desafios permanentes para o necessário engajamento da equipe. Buscamos na Formatar o apoio profissional e competente que nos permitiu estruturar nosso planejamento estratégico de modo consistente com o PE da empresa, e isso deu muito mais consistência e relevância às atividades de Comunicação, Projetos Sociais, Educação Ambiental e Memória.”