Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Vendas

EMPREENDENDO COM BAIXO CUSTO

Publicado em: 1 de Novembro de 2018.


Por Vinícius Mendonça R. Gimenes França .

Já pensou em lançar um produto ou serviço no mercado, com o mínimo de investimento financeiro?

Hoje graças ao avanço das startups foi desenvolvido uma nova maneira de empreender a partir da criação de um mínimo produto viável, conhecido como MVP. Mas o que é o MVP? É a criação de um item básico que sane as dores do cliente. Este mostra-se uma excelente ferramenta que permite não despender gastos exorbitantes. Em todos os empreendimentos há necessidade de comprovar o real anseio e a resposta do mercado. O MVP tem se mostrado um grande sinônimo de testes para viabilizar um negócio, criado a partir do zero.  Tal técnica não é tão simples quanto parece, pois o produto mínimo viável não tem início na sua criação física e é preciso seguir alguns passos antes de ser materializado.

1º passo: Criar algo que consiga expor a ideia (página na web, flyer ou vídeo), para apresentar o produto ao mercado, com o objetivo de obter alguns clientes para testar o projeto.

2º passo: Com a opinião dos clientes, são criados os critérios de testes, expectativa de retorno e traçados os perfis dos usuários. Estas etapas são importantes para que seja criado um produto plausível.

Já com o MVP finalizado, o item passa a ser utilizado e testado. Identificando falhas, possíveis melhorias e uma compreensão ainda melhor do mercado, finalmente reconhecendo a demando do público a ser atingido e se realmente será um produto sólido. É como se uma confeitaria vendesse alguns bolos, por um preço menor, sem seus ornamentos visuais, para clientes específicos e a partir da opinião dos mesmos descobrir se aquele novo sabor foi bem aceito e a viabilidade de se investir na produção em maior escala. Com essa técnica é levado em consideração a opinião do bem mais importante da empresa, o cliente, ele é quem sabe o que precisa.

No livro The Lean Startup, Eric Ries define: “O MVP é aquela versão do produto que permite uma volta completa do ciclo construir-medir-aprender, com o mínimo de esforço e o menor tempo de desenvolvimento”. Tendo em vista que o produto mínimo viável não é um produto cheio de defeitos e sim uma opção mais simples que resolva os problemas de quem irá usá-lo.

Por isso a sua utilização de forma correta, reflete em um produto de maior qualidade, menor custo, menos incertezas, mais consolidado, em constante melhoria, além de obter a noção dos aspectos negativos do segmento.

E ai, você já havia pensado sobre isso? Senão venha conversar com a gente.

 

Bom fim de semana a todos!

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Consultoria & Assessoria

Soluções

Consultoria & Assessoria

Diagnóstico de gestão; Gestão comercial e de mercado; Gestão da produção; Gestão financeira e fiscal; Gestão de pessoas; Gestão estratégica; Gestão de suprimentos (compras, estoques e logística); Gestão da tecnologia e informação.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A Formatar contribuiu para que possamos focar nossos esforços nos projetos corretos.”

Fabrício Teles | Print Shop


Veja Mais Depoimentos