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EMPREENDEDORISMO SEGMENTADO

Publicado em: 30 de Agosto de 2018.


* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Empreender é e sempre foi uma atividade de risco e, por isso, recomendo que antes de iniciar sua jornada no mundo dos negócios, você deve pesquisar, planejar e compreender as dores e necessidades do público que pretende atender. Hoje, o mundo empreendedor fala muito sobre resolver dores mal resolvidas. Para isso, alguns passos devem ser seguidos. O primeiro passo deve ser identificar qual ou quais dores existem no mercado. Essas dores podem estar em um determinado segmento ou nicho. Um segmento é o que determina qual é a quantidade de pessoas que possuem características semelhantes, já o nicho de mercado é como se fosse um segmento dentro de um segmento. Vou explicar: o gênero feminino pode ser um segmento, entretanto, é um grande segmento com comportamentos variados. Assim, você pode optar por atender mulheres acima do peso por entender que elas possuem dores parecidas. Este é um exemplo de nicho.

A diferença entre empreender um negócio qualquer e o empreendedorismo segmentado está justamente numa maior compreensão de um segmento, conhecendo melhor suas dores, necessidades, o comportamento das pessoas desse segmento, gerando mais conhecimento e, consequentemente, maior capacidade de atendimento.

Cada vez mais, o mercado tem se comportado assim. Antes tínhamos a loja de material de construção, hoje temos a loja especializada em tinta, especializada em acabamento e ou especializada em material bruto. Optar por um segmento pode até parecer abrir mão de um determinado mercado, mas é justamente o oposto. Trata-se de entender tanto desse mercado a ponto de você se tornar uma autoridade nele. Por fim, chamo a atenção para um fato: um segmento ou nicho de mercado deve conter pessoas em quantidade suficiente para sustentar o seu negócio, ou seja, não se aventure em um segmento que seja pequeno demais, a menos que as pessoas desse segmento estejam dispostas a pagar um ticket bem mais alto em seu negócio. Do contrário você não gerará um faturamento significativo para pagar seus custos e ainda ter lucro. Um exemplo disso seria atender ao nicho de mulheres acima do peso entre 15 e 20 anos numa cidade de interior com 10.000 habitantes. Pode ser que não exista pessoas em número suficiente com esse perfil, logo, seu negócio não terá clientes suficientes para se sustentar.

Por fim, peço que analise e reflita uma coisa: no mundo de elevada concorrência como o de hoje, para sobreviver temos que ser muito bons naquilo que escolhemos fazer e é aí que o mercado de nicho aparece.

 

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Num cenário altamente competitivo no qual estamos inseridos, planejar nossas ações, fortalecer nossa equipe e potencializar nosso espírito empreendedor são os valores substanciais que irão sustentar e projetar ainda mais o nosso negócio no mercado. Essa a lição que auferimos dos distintos profissionais da FORMATAR.”

Eduardo Daimond | Daimond Advogados Associados


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