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Artigos Liderança & Gestão de Pessoas

EMPREENDEDORISMO – PARTE 5

Publicado em: 8 de Março de 2019.

Tag's: empreendedorismo


Por: Marcos Fábio Gomes Ferreira

Nesta série em que estamos falando sobre empreendedorimo e seus comportamentos, já falamos sobre Busca de Oportunidade e Iniciativa, Correr Riscos Calculados, Exigência de Qualidade e Eficiência e de Planejamento e Monitoramento Sistemático. Hoje, acrescentaremos o combustível dos empreendedores à essa lista, que é a característica de Estabelecimento de Metas.

    A META é o combustível dos empreendedores. Uns podem chamar de meta, outros de objetivos e outros de sonho, mas, de uma forma geral, o que importa mesmo é se você possui algo em mente que te faz levantar mais cedo todos os dias e que esteja tão claro para você a ponto de lhe gerar foco. A exemplo das demais características empreendedoras, o estabelecimento de metas também é formado por, no mínimo, 3 comportamentos, a saber:

  1. Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal: uma meta não pode ser inalcançável, senão, gerará o sentimento de derrota antes mesmo de você começar. Por outro lado, não poderá ser fácil demais, pois, do contrário, não gerará o engajamento e o esforço necessário para o seu alcance. Justamente por isso, os empreendedores estabelecem metas que fazem sentido para eles.

  2. Define metas de longo prazo, claras e específicas: Os empreendedores estão sempre com um olhar à frente das demais pessoas. Enquanto muitos estão olhando para o agora, os empreendedores estão pensando no mínimo para três anos à frente. Justamente por isso, precisamos traçar metas que sejam claras e específicas, não deixando margem a duplas interpretações, afinal de contas, os estudos comprovam que uma meta quando escrita aumenta em até 60% as chances de realização. Vamos a um exemplo, imaginando uma pessoa que tem por objetivo acumular patrimônio suficiente para sua aposentadoria... Isso é muito mais uma intenção que uma meta. Para se tornar uma meta clara e específica ela deveria ser assim formulada: “ter uma renda de R$ 30.000,00/mês em aluguéis de 6 imóveis comerciais na cidade de Divinópolis, quando completar 60 anos de idade. Perceba que dessa forma, a pessoa que traçou essa meta, está nos dizendo onde serão os imóveis, qual valor médio de cada imóvel, a quantidade de imóveis e o valor total que ele deseja receber quando estiver com 60 anos de idade. Do contrário, se for da forma escrita inicialmente, não se terá noção do valor que será suficiente para a sua aposentadoria, em que tipo de patrimônio ele deverá investir, nem muito menos onde deverão ser localizados. Uma meta precisa ser específica, capaz de ser medida, atingível, ter significado pessoal e prazo definido.

  3. Estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis: Para que uma meta de longo prazo ocorra, há que se pensar nas ações de curto prazo. Os empreendedores sabem que a caminhada de 20.000 passos precisa do passo número um e de todos os outros até que a caminhada se complete. Assim, de nada adianta estabelecer uma meta de longo prazo clara e específica, se ela não for recheada de objetivos para serem alcançados ao longo do percurso. Vamos dar um exemplo: de nada adianta você ter uma meta de concluir um doutorado fora do país, sem antes ter terminado ensino médio, falar outra língua e fazer a sua graduação. Se você não estabelecer a data para terminar o ensino médio, ser fluente na língua do país em que deseja estudar, uma data para finalizar a sua graduação, e, uma data para iniciar e terminar o doutorado, correrás o risco de perder o foco e ficar parado já no início da caminhada.

    O convite dessa semana é aprender com os empreendedores de sucesso, estabelecendo metas para sua vida pessoal ou empresarial, afinal de contas, empreender é realizar, não necessariamente, abrindo uma empresa.

    Bom fim de semana a todos!

 

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