Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

EMPREENDEDORISMO – PARTE 4

Publicado em: 1 de Março de 2019.

Publicado por: Suporte

Tag's: empreendedorismo


Por: Marcos Fábio Gomes Ferreira

 

A capacidade de planejar é uma das características que fazem os empreendedores alcançar o sucesso de forma melhor e mais rápida que outros. Entretanto, não basta apenas planejar se esse planejamento não for efetivamente acompanhado, ou, se ele não for realizado a partir de fatos e dados realistas em relação ao mercado. Dessa forma de nada vai adiantar o empreendedor realizar o planejamento de um negócio, se os dados utilizados para tal planejamento estiverem desalinhados em relação ao mercado.

    Outro fato não menos importante é a capacidade de acompanhar e monitorar aquilo que foi planejado em relação ao que está sendo realizado. Uma coisa é fato: se o planejamento não é uma prática muito comum entre muitas pessoas, o monitoramento sistemático e mais incomum ainda. Os empreendedores de sucesso entendem que devem combinar essas duas características à serviço da realização de seus empreendimentos quer seja construindo negócio, um projeto de vida pessoal, ou, uma ação na empresa onde trabalha.

    Nesta série em que estamos falando sobre empreendedorismo e seus comportamentos, o Planejamento e Monitoramento Sistemático é mais uma dessas características do comportamento empreendedor e que podem ser observados nas pessoas a partir de três comportamentos:

  1. Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos: a melhor maneira de caminhar 20 mil passos, é dando um de cada vez. Para isso, estabelecer um prazo para completar cada conjunto de 1.000 passos será fundamental para se chegar aos 20.000 passos. Do contrário, entrará janeiro e sairá dezembro, ano após ano, e você ainda não terá completado sequer uma centena deles.

  2. Revisa os planos feitos, baseando-se em informações sobre o desempenho real e em novas circunstâncias: planejar em janeiro e conferir em outubro não lhe garantirá êxito no seu plano. Planos são trilhas e não trilhos, para isso, precisam ser revistos, acompanhados e adaptados em função das mudanças do ambiente.

  3. Mantém registros financeiros e utiliza-se para tomar decisões: tomar decisões baseados em informações financeiras é fundamental para a sobrevivência do seu negócio ou do seu projeto pessoal. Decidir baseado na emoção ou no achismo pode te levar à derrocada! Se você tem uma empresa e não conhece as finanças dela, acabará tomando decisões perigosas para o negócio. Seria como você comprar um bem sem saber se pode ou não pagar por ele.

    O que é importante ressaltar aqui, é que o comportamento deve ser uma prática intencional que deverá se transformar em um hábito. Afinal de contas, de nada adiantará você planejar ignorando os fatos e dados do mercado ou tomar decisões sem levar em consideração as informações financeiras do seu negócio, ou de sua vida pessoal.

    Esse alinhamento do qual estamos falando significa dizer que, para você realizar qualquer projeto, você precisará definir recursos, responsáveis, metas, ações e diretrizes.

    O convite dessa semana é aprender com os empreendedores de sucesso em mais um de seus comportamentos: o planejamento e monitoramento sistemático.

    Bom fim de semana a todos!

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Famílias, Sociedades & Governança

Soluções

Famílias, Sociedades & Governança

Gestão de famílias e sociedades; Sucessão Empresarial; Governança corporativa; Cultura organizacional; Participação em conselhos.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A Formatar é uma grande parceira do Sebrae Minas levando soluções inovadoras para a expansão e reposicionamento dos negócios de nossos clientes.”

Márcia Valéria Cota Machado | SEBRAE


Veja Mais Depoimentos