Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

EMPREENDEDORISMO – PARTE 3

Publicado em: 22 de Fevereiro de 2019.
Última atualização: 22 de Fevereiro de 2019 - 15h49.

Publicado por: Suporte

Tag's: empreendedorismo


Nesta série sobre as características do comportamento empreendedor, já tratamos aqui sobre a Busca De Oportunidade e Iniciativa e o Correr Riscos Calculados.  Hoje, falaremos sobre mais uma dessas características empreendedoras que é a Exigência de Qualidade e Eficiência.

Os empreendedores de sucesso entendem que para se destacarem no mercado não basta fazer o que todo mundo faz. Para isso, sua régua deve ser mais alta, quer seja no mundo dos negócios ou no mercado de trabalho! Por isso, agem no sentido de melhorar sua eficiência de forma constante e não abrem mão de fazer as coisas de um jeito que supere a expectativa daqueles que se relacionam com ele.

As pessoas que possuem essa característica mais aguçada, demonstram isso sob a forma de 03 comportamentos:

  1. Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato: são pessoas inconformadas com aquilo que já vem pronto e sempre acreditam que há uma forma melhor de se fazer as coisas, logo, por acreditarem muito nisso, pesquisam e acabam encontrando.

  2. Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência: a excelência não é um fato e sim, uma atitude. Para isso, a empatia (se colocar no lugar do outro) é fundamental. Certa vez furei um pneu na estrada... parei e troquei pelo estepe. Mais adiante, num posto, parei para o borracheiro consertar o pneu. O borracheiro após consertar o pneu, retirou o estepe e, antes de guardá-lo, o lavou e secou. Em seguida disse: “é bom guardar limpo para da próxima vez que precisar de trocar você não se suje, além de não sujar o porta-malas de seu carro.

  3. Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda padrões de qualidade previamente combinados: pessoas que pensam o problema de forma positiva sabem como se chegar numa melhor forma de fazer algo, devem padronizar essa forma de fazer e em seguida treinar as pessoas nesse novo jeito de fazer. Com isso irão garantir que as pessoas que trabalham com ele possam manter o mesmo padrão de desempenho.

É isso aí, mais uma característica empreendedora aprendida. Mas a pergunta agora é: como ou o que você fará com esse aprendizado na sua vida pessoal, profissional ou empreendedora para incorporar essa prática ao seu dia a dia?

Bom fim de semana a todos e até semana que vem com mais um comportamento empreendedor!

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Mentoria; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A Formatar é uma grande parceira do Sebrae Minas levando soluções inovadoras para a expansão e reposicionamento dos negócios de nossos clientes.”

Márcia Valéria Cota Machado | SEBRAE


Veja Mais Depoimentos