Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

EMPREENDEDORISMO – PARTE 2

Publicado em: 15 de Fevereiro de 2019.

Publicado por: Suporte

Tag's: empreendedorismo


Na semana passada falamos sobre a Busca de Oportunidade e iniciativa, uma das 10 características dos empreendedores de sucesso. Hoje, falaremos sobre mais uma dessas características empreendedoras que é: Correr Riscos Calculados.

Os empreendedores de sucesso agem sabendo que o mundo de quem se aventura a realizar coisas é incerto. Assim, para tomar o risco, os empreendedores praticam essa característica adotando no mínimo 03 comportamentos:

  1. Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente: os empreendedores agem de forma racional na escolha entre as alternativas. Isso significa dizer que, para escolherem, precisavam ter alternativas, caso contrário, não seria uma escolha. O aprendizado aqui é que, pessoas empreendedoras sempre devem procurar ter, no mínimo, 2 alternativas antes de tomarem decisões.

  2. Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados: a ideia de não ter controle não é lá muito bem aceita pelos empreendedores, assim, estes sempre procuram ter uma ação em direção ao resultado desejado. O fato que diferencia um empreendedor de outra pessoa comum é que, por exemplo, numa situação de vendas, os empreendedores irão sempre querer saber das informações diárias para saberem o que pode ser feito no dia seguinte se a meta do dia anterior não foi alcançada. Dessa forma, tomam para si as rédeas da situação agindo ainda dentro do mês.

  3. Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados: mesmo diante da incerteza, os empreendedores agem, pois sabem que o risco é algo inerente ao sucesso. Entretanto, essa tomada de risco está longe de ser uma aventura kamikaze, podendo lhes custar a vida do projeto ou negócio que estão empreendendo. Os estudos acerca do empreendedorismo mundo afora comprovam que os empreendedores são pessoas que não gostam das coisas fáceis demais a ponto de não os motivar e, nem difíceis demais a ponto de terem a certeza do fracasso. Assim, preferem se colocar em situações intermediárias e irem avançando à medida do êxito.    

Quando a situação envolve risco, os empreendedores entendem que tais comportamento são importantíssimos, pois, do contrário, estariam apenas jogando um jogo de azar, onde o destino habita fora de sua zona de influência. Eles adoram riscos moderados, mas, detestam jogos. E você, como tem se comportado? Tem corrido riscos calculados ou prefere contar com a sorte?

Bom fim de semana a todos e até semana que vem com mais um comportamento empreendedor!

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Consultoria & Assessoria

Soluções

Consultoria & Assessoria

Diagnóstico de gestão; Gestão comercial e de mercado; Gestão da produção; Gestão financeira e fiscal; Gestão de pessoas; Gestão estratégica; Gestão de suprimentos (compras, estoques e logística); Gestão da tecnologia e informação.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Através da equipe da Formatar, hoje temos o foco certo de nossa empresa, temos muito mais clareza e objetividade em nossas negociações, nosso setor financeiro agora é muito bem controlado. As posições adotadas durante o trabalho de consultoria, ratificaram nossas expectativas e nos deram à certeza do que o objetivo de vocês não é meramente comercial, vocês estão efetivamente comprometidos com nossos objetivos. Só temos a agradecer pelo nível de dedicação, comprometimento e profissionalismo de toda equipe Formatar.”

Luciana R. Rodrigues | LUAJO Transportes & LogÍstica


Veja Mais Depoimentos