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Artigos Liderança & Gestão de Pessoas

DE BOA INTENÇÃO...

Publicado em: 22 de Agosto de 2018.

Tag's: intencao


Por Aline Tavares Ferreira

        Você já deve ter ouvido a expressão “de boa intenção o inferno está cheio”. Pois bem, este artigo trata-se de uma situação muito comum que vivenciamos no nosso dia a dia em nossos clientes e que traduz bem este ditado. A boa intenção acompanhada de conhecimento é ótima! O duro é quando uma ação é tomada na melhor das intenções, querendo resolver um problema, mas sem o preparo ou embasamento necessário. Podemos ter aí um desastre.

    Recentemente, me deparei com um vendedor bem-intencionado, querendo resolver o problema do cliente. Você pode estar se perguntando agora: “- mas isso não é bom”? Claro que sim! Quer dizer, sob a ótica de encantar o cliente, claro que sim! O problema é quando esse bem-intencionado faz isso burlando as regras básicas da empresa, como por exemplo, as regras de movimentação do estoque.

    Por várias vezes tive de relembrar a ele o quão importante é realizar as retiradas do estoque, fazer as trocas e bonificações com as devidas rotinas e registros, afinal de contas, são essas rotinas que vão garantir que o controle de estoque funcione.

    Porém, esses lembretes não foram eficazes. Foi então que resolvi mudar de estratégia: reunimos em uma dinâmica o vendedor e estoquista. Inverti os papéis e fiz o vendedor ser o estoquista e o estoquista ser o vendedor. Ao experimentar as consequências da “pressa em resolver os problemas  dos clientes de qualquer maneira” burlando o processo, o vendedor logo percebeu o caos que estava provocando na gestão dos estoques e

que isso afetava a confiabilidade do estoque disponível para venda no sistema. A “ficha caiu”! Já o estoquista entendeu como é importante a agilidade em atender o cliente da melhor forma possível sem criar burocracias desnecessárias, sendo um parceiro na venda.

    Aposto que esta minha narrativa fez você lembrar aí de muitos colegas bem-intencionados e que estão em todas as áreas da empresa, mas que, infelizmente, não compreendem o processo como um todo. Se queres eliminar as consequências da boa intenção sem conhecimento, comece por envolver as pessoas nas soluções dos problemas, porém, lhes dando o conhecimento necessário para que a boa-intenção se transforme em resultado e não em tragédia. Faça essa experiência! Troque as pessoas de lugar nem que seja por 1 hora e deixe que elas sintam na pele os problemas. Aposto como as sugestões de melhoria começarão a aparecer. Compreender a dor do outro é o primeiro passo para solucioná-la.

 

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