Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Vendas

AUTOMAÇÃO NO VAREJO

Publicado em: 31 de Julho de 2018.


* Por Marcos Fábio

    A automação assusta e preocupa muitos sindicatos com relação ao emprego das pessoas que trabalham no varejo. Entretanto, faz tempo que automação está entre nós, afinal, quem não se lembra de como era ir ao banco antes. Nos anos 90 enfrentávamos filas esperando ser atendidos por caixas lentos e muitas vezes mal-humorados.

    Com a entrada da automação isso mudou. Passamos a fazer o trabalho dos caixas e ficamos mais satisfeitos. Sabem o porquê disso? Quando somos nós mesmos a realizar o serviço, fazemos a coisa no nosso tempo e não nos incomodamos com isso, afinal de contas, você não fica insatisfeito com você.

    A automação, que um dia aconteceu no setor bancário e que já se faz muito presente na indústria, chega agora com mais força ao comércio, e, justamente por isso, gera receios com relação à empregabilidade. Entretanto, países como os Estados Unidos já usam há anos a tecnologia de Selfie Checkout em lojas, farmácias e em postos de gasolina, onde você é o frentista realiza todo processo para abastecer o seu carro.

    Os números da automação são bem interessantes: segundo uma reportagem da revista exame e também uma outra reportagem acessada por mim no site www.logusretail.com.br, ao contrário do que se pensa, 73% das pessoas acima de 65 anos usam o serviço de  Selfie Checkout sem problemas; 30% é a economia de tempo para o cliente quando ele usa um selfie Checkout. Além de ser uma novidade que gera maior fluxo para o seu negócio, essa tecnologia gerou um aumento médio de vendas entre 10% a 15% nos primeiros 90 dias após a implementação, segundo pesquisas da LOGUSRETAIL.

    Com relação ao desemprego, certamente ele ocorrerá. Os estudos mostram que precisa-se de apenas 1 fiscal para cada 4 Selfie Checkouts, podendo chegar a 1 fiscal para cada 6, mas, se a porta se fecha para um lado, ela se abre por outro, pois novos postos de trabalho serão gerados nas empresas que fornecem esse serviço. Para que ele aconteça, será necessário mão-de-obra para implementação e manutenção da tecnologia e treinamento das pessoas.

    Diante disso tudo, não dá pra negar: é uma tecnologia que veio para ficar e que vai se aprimorar a cada dia mais, gerando novos desafios e novas necessidades de trabalho de forma mais especializada.

    Por fim uma última reflexão: não é somente no setor de varejo que esse cenário assusta. Temos aí os carros e os caminhões autônomos, as entregas feitas por drones... enfim, uma série de tecnologias que vai facilitar a vida e que vai fazer com que nossa mão-de-obra precise ser transformada em cérebro de obra.

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Mentoria; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Nas atividades que gerencio, planejar e ter clareza de indicadores de resultado são desafios permanentes para o necessário engajamento da equipe. Buscamos na Formatar o apoio profissional e competente que nos permitiu estruturar nosso planejamento estratégico de modo consistente com o PE da empresa, e isso deu muito mais consistência e relevância às atividades de Comunicação, Projetos Sociais, Educação Ambiental e Memória.”

Liliane Lana Liberato | AngloGold Ashanti


Veja Mais Depoimentos