Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

ATITUDES x CONSEQUÊNCIAS

Publicado em: 13 de Abril de 2018.

Publicado por: Suporte

Tag's: atitudes, consequencias


* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Entender para atender! Essa é uma frase de Richers (2005) que nos convida a praticar um ato simples: antes de querer atender o seu cliente ou a uma solicitação de seu superior, entenda primeiro, pois, só assim, poderá ser mais assertivo.

Vamos a um exemplo simples: você vai pescar e para isso precisa de minhocas. Onde você iria procurar por elas, na terra seca ou na terra úmida? Se você respondeu “terra úmida”, acertou. E porque você acertou? Certamente, porque um dia lhe ensinaram que as minhocas vivem em ambientes muito úmidos, assim, cavar a terra seca não é uma atitude inteligente. À medida que você entende, a ação fica mais lógica e assertiva.

É meus amigos, é nesta situação que “a porca torce o rabo” como se diz na roça. Será que você, vendedor, que está aí sendo a cara da empresa para o público entende o “por que você faz o que faz”? Será que você, funcionário, entende realmente como funciona uma empresa? Será que que você sabe que da venda de um produto por R$ 100,00, sobram menos de R$ 8,00 de lucro para o negócio? NÃO! Certamente, para a maioria dos funcionários, a resposta para essas perguntas é NÃO! Não sabem e, muitas vezes, não querem saber.

Me lembro agora de meu pai tentando ensinar o quanto era importante apagar a luz... de fato, só fui entender isso quando me tornei o responsável por pagar as contas.

Pois bem, a reflexão de hoje é sobre o quanto os funcionários de uma empresa podem salvá-la ou enterrá-la, a partir de atitudes feitas sem a devida compreensão e entendimento das coisas. Nessa semana, uma loja de venda de roupas e artigos esportivos abriu suas portas na segunda-feira com a camisa do Clube Atlético Mineiro servindo de tapete na porta da loja. A ação foi uma provocação de um funcionário à torcida atleticana por ocasião da perda do título do campeonato mineiro de 2018 para o Cruzeiro. Não é preciso dizer no que veio depois: uma reação da torcida atleticana, sendo que muitos até então, eram clientes dessa loja.

Agora pensem no empresário que arriscou o seu capital, paga seus impostos e gera emprego... que culpa ele tem se um funcionário tomado pelo seu ódio ao time oposto e teve essa infeliz atitude sem pensar no negócio como um todo?

É caros leitores, talvez uma forma de começar a mudar o Brasil seja adotar a frase de Richers (entender para atender). Certamente muita coisa errada deixaria de ser feita.


Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Executive coaching; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A Verona Jeans da os parabéns a Formatar consultoria pela excelente palestra realizada pela empresa,que foi de grande proveito para nossa equipe.Obrigado”

Heder | Verona Jeans


Veja Mais Depoimentos