Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING INTERNO

Publicado em: 26 de Março de 2018.
Última atualização: 26 de Março de 2018 - 11h13.

Publicado por: Suporte

Tag's: importancia, marketing, interno


Hoje peço licença aos meus leitores para publicar um excelente texto de Ana Luiza Silva, uma das consultoras da Formatar Consultoria Empresarial, falando sobre o marketing interno. Vamos ao texto.

Recentemente iniciei a leitura do Livro “Rebeldes têm asas” e, de imediato ele me chamou a atenção por diversos exemplos que são até difíceis de acreditar, de tão inovadora que é a gestão da empresa retratada pelo livro.

A obra conta a incrível história de Rony Meisler, empresário que exerce diversas funções, dentre elas, pai, esposo, filho, irmão, padrinho, e, a de sócio fundador da Reserva, marca de moda que se tornou grife. Na obra Rebeldes têm asas (Sextante, 2017), Meisler traduz todo seu amor e criatividade pelo mundo dos negócios.

A história é um raro exemplo no mercado corporativo e mostra a dedicação, humanismo para com os colaboradores, as ações sociais e a inovação andam juntas. Fato este que normalmente percebemos sempre ficar para depois no mundo empresarial. Um depois que dificilmente se torna realidade, já que no dia a dia, são tantas as prioridades, concordam?

Umas das atitudes que mais me chamou atenção foi a forma de empreender no marketing, uma vez que o que se divulga nas redes sociais é muito longe da realidade de suas lojas. Os números são claros: 2% de seu faturamento anual é direcionado para o marketing externo e 3% para o marketing interno. Mas porque o marketing interno? Vocês devem estar se perguntando, não é mesmo?

Os 3% de seu faturamento é para família Reserva, com ações totalmente voltadas para a sua equipe, que recebe este marketing e o transforma em resultados positivos para empresa, afinal de contas, não há nada melhor do que trabalhar de coração leve.

Todos os lançamentos de coleções são primeiramente lançados para sua equipe, e, em todos eles, Rony se fantasia e surpreende seus funcionários. Isso mesmo, ousadia é a palavra certa que define a gestão da Reserva. Sua assinatura de e-mail é: “vamo que vamo, porra!” Contato direto com todos os funcionários das suas 65 lojas é o de menos!

Bom, se fizermos uma análise em nossa realidade, veremos muitas propagandas de preço, atendimento, produtos, etc. Em princípio tudo muito lindo, entretanto, a realidade é diferente, o que vemos no comércio são vendedores acomodados, produtos mal expostos e até uma certa má vontade por parte da equipe. Aí eu lhes pergunto: Como anda a gestão do seu negócio? Qual é a sua essência e de que forma você, empreendedor, está contagiando sua equipe? O que adianta você empresário reclamar de seu funcionário, sendo que você é incapaz de dar um bom dia com alegria, com sinceros sentimentos que influenciam diretamente no resultado de sua equipe. Do que adianta exigir comprometimento se as informações não são claras e transparentes? Do que adianta mudar a fachada de seu negócio se a alma e o coração não mudaram?

Não estou aqui querendo achar culpado, estou aqui simplesmente para dizer que se você deseja um resultado diferente, comece por você fazendo diferente.

Ao final de minha leitura desta incrível obra e, comparando com minha experiência como consultora de empresas, fica mais que claro que o sucesso da Reserva não está no marketing feito na mídia, mas sim, pelo respeito e admiração que todos que nela trabalham têm pela atitude da marca. É como diz o velho ditado: se quiseres saber como é uma empresa, não procure na mídia, pergunte aos funcionários dela!

Boa semana a todos!

 
 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Famílias, Sociedades & Governança

Soluções

Famílias, Sociedades & Governança

Gestão de famílias e sociedades; Sucessão Empresarial; Governança corporativa; Cultura organizacional; Participação em conselhos.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Tivemos o primeiro contato com a Formatar numa apresentação do PE da Agencia de Desenvolvimento de Santa Barbara ( que a Vale participa ). A metodologia aplicada foi muito interessante e apropriada para nosso dia a dia. Desenvolvemos em conjunto o Planejamento Estratégico da Mina de Gongo Soco em Barão de Cocais visando além das operações de rotina uma situação de fechamento da mina por exaustão das reservas em 2013. O trabalho hoje é nosso direcionador de ações para conter a ansiedade dos empregados/ comunidade para o fato além de encaminhar algumas ações de relocação de pessoas, na Vale e outras empresas. Foi um trabalho intenso , desenvolvido com todos os supervisores e equipe de comando durante dois dias com ótimos resultados. Didático, de fácil entendimento e aplicabilidade.”

Márcio José Ribeiro | Vale


Veja Mais Depoimentos