Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Gestão & Planejamento

A IMPORTÂNCIA DE SE PLANEJAR

Publicado em: 25 de Janeiro de 2019.
Última atualização: 25 de Janeiro de 2019 - 15h59.

Publicado por: Suporte

Tag's: importancia, planejar


“Triste do homem que se levanta e não tem para onde ir”! Cresci ouvindo essa frase de meu velho pai, que, apesar de não ter evoluído em seus estudos para além do 4º ano de grupo, sempre foi um empreendedor nato. 
Apesar da excelente frase, a sua visão sobre ela era de que o homem deveria ter um emprego ou um trabalho para se dirigir logo ao se levantar. Assim, triste daqueles que não possuíam um destino certo logo pela manhã. Eu, porém, sempre gostei dessa frase, analisando-a por outro lado. Independentemente se é para um trabalho ou não, imagine você amanhã ao se levantar: o que você vai fazer? Qual caminho tomará? Irá buscar o quê?
No dia 17/01/2019 eu e meu sócio paramos para fazer o Planejamento de nossas lojas, junto com as gerentes, numa tarde bem produtiva:
Analisamos os dados e indicadores da empresa (dados dos 03 últimos anos);
Analisamos o resultado de 2018 (DRE, Fluxo de caixa, Crescimento, Etc.);
Planejamos os custos fixos e a projeção de crescimento dos mesmo (inflação, promoções de funcionários e novos custos);
Avaliamos o mercado e o potencial de crescimento a partir do novo cenário econômico;
Discutimos o potencial de vendas mês a mês, incluindo as sazonalidades e as datas especiais;
Levantamos os nossos pontos fortes, pontos fracos, as ameaças e as oportunidades;
Por fim, definimos os objetivos do ano e as diretrizes de trabalho.
O resultado disso foi que todos nós, saímos daquela reunião sabendo para onde vamos ao se levantar da cama (onde estamos, para onde vamos e o que devemos fazer para se chegar no objetivo).
Obviamente, o planejamento requer acompanhamento e revisões, afinal, como já disse antes em um outro texto: “o planejamento é uma trilha e não um trilho”! 
O simples fato de escrever suas metas, segundo os estudos sobre empreendedorismo do SEBRAE, aumenta em até 60% as chances de se alcançá-las.
Mesmo sendo uma trilha, ainda assim, o ato de discutir o negócio e colocar metas, ideias e ações no papel, cria uma espécie de compromisso de você para com você mesmo. Se você resolver experimentar isso, verás que, por mais absurdo que possa parecer o que foi escrito em seu planejamento, você passará a usá-lo como referência e, consequentemente, a persegui-lo.
Por fim, saiba que, apesar dessa reflexão ter sido construída em cima de um exemplo empresarial, ela se aplica à todas as situações, quer seja para um estudante, para um aposentado, para um empregado... enfim, o planejamento cabe em tudo!

Compartilhe:
Inicial Voltar
Serviços Técnicos Especializados

Soluções

Serviços Técnicos Especializados

Avaliação de empresas; Captação de recursos para investimento; Convenções de vendas; Mentoria; Missões empresariais; Pesquisa de mercado; Planejamento estratégico; Planejamento estratégico de Marketing; Palestras; Planos de negócio; Treinamentos personalizados; Desenvolvimento setorial; Desenvolvimento local.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

A parceria com a Formatar está sendo de fundamental importância. Estamos e estaremos sempre em processo de mudanças e em momento de grande expansão, atualmente presentes em mais de 1400 pontos de vendas em aproximadamente 130 cidades Mineiras, foi determinante para este crescimento, o método de mensuração de resultados, estratégias de crescimento e o aconselhamento dos consultores.”

Cristiana Morais | Sorvetes Ygloo


Veja Mais Depoimentos