Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Liderança & Gestão de Pessoas

A GESTÃO DE PESSOAS DO FUTURO, HOJE.

Publicado em: 22 de Maio de 2018.

Tag's: gestao, pessoas, futuro, hoje


* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

O mundo mudou; a tecnologia avançou; a educação mudou; a integração tecnológica nos negócios está cada vez mais presente; a legislação trabalhista já mudou e mudará mais ainda e; o comportamento das pessoas vai continuar mudando... os conceitos trazidos pela sigla VUCA , que traduzidas do inglês significam um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, nos mostram os desafios de lidar com pessoas daqui para frente.

Daí fica a pergunta: você que é gestor de RH ainda pensa que medir turnover, absenteísmo ou, cuidar de recrutamento e seleção da forma tradicional é realmente fazer gestão estratégica de pessoas?

O maior desafio do setor gestão de pessoas das empresas é, foi, e continuará sendo fazer com que as pessoas estejam alinhadas aos objetivos do negócio e que se comprometam com esses objetivos. Planejar, organizar, se informar e trazer novas soluções com foco no alinhamento de pessoas já é, há algum tempo, a nova ordem para área de gestão de pessoas nas empresas. Justamente por isso, a pessoa que estiver à frente deste importante setor precisa, antes de mais nada, entender de forma profunda o segmento da empresa e seus desafios. Além disso, precisa compreender muito bem as finanças da empresa para a qual trabalha, para sugerir soluções de gestão de pessoas alinhadas com caixa da empresa.

Infelizmente, a área de gestão de pessoas sofre um preconceito por parte de muitos empresários, que por não entender corretamente a sua função, acabam não valorizando. Se de um lado o empresário precisa mudar a sua mentalidade, de outro, os profissionais de RH precisam se posicionar de uma forma diferente para conquistarem o respeito dos empresários. Isso é fundamental para gerar essa valorização e, no meu ponto de vista, só ocorrerá de fato, quando o setor de gestão de pessoas conversar a linguagem que o acionista/empresário entende: a linguagem do resultado do negócio. Se você se interessou sobre esse assunto saiba mais sobre nosso curso de Formação Prática Gestores de RH ou faça contato conosco pelo (37) 3213 -0005.

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Famílias, Sociedades & Governança

Soluções

Famílias, Sociedades & Governança

Gestão de famílias e sociedades; Sucessão Empresarial; Governança corporativa; Cultura organizacional; Participação em conselhos.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Tivemos o primeiro contato com a Formatar numa apresentação do PE da Agencia de Desenvolvimento de Santa Barbara ( que a Vale participa ). A metodologia aplicada foi muito interessante e apropriada para nosso dia a dia. Desenvolvemos em conjunto o Planejamento Estratégico da Mina de Gongo Soco em Barão de Cocais visando além das operações de rotina uma situação de fechamento da mina por exaustão das reservas em 2013. O trabalho hoje é nosso direcionador de ações para conter a ansiedade dos empregados/ comunidade para o fato além de encaminhar algumas ações de relocação de pessoas, na Vale e outras empresas. Foi um trabalho intenso , desenvolvido com todos os supervisores e equipe de comando durante dois dias com ótimos resultados. Didático, de fácil entendimento e aplicabilidade.”

Márcio José Ribeiro | Vale


Veja Mais Depoimentos