Fale Conosco:
Belo Horizonte(31) 3222-9948
Divinópolis(37) 3213-0005
Artigos Liderança & Gestão de Pessoas

A FALTA DE ATITUDE

Publicado em: 10 de Julho de 2018.

Tag's: falta, atitude


* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Sou de uma geração que não nasceu tendo internet, celular, WhatsApp ou qualquer outra modernidade presente nos dias de hoje. Minha educação foi rígida e muito voltada para a responsabilidade para com o trabalho. Para o meu pai, boa vontade, ser prestativo e comprometido com o trabalho não era uma escolha e sim uma obrigação. Minhas poucas roupas de marca na adolescência, só foram conquistadas após passar as minhas férias escolares de ajudando o meu pai em sua pequena carvoaria para que pudesse ganhar o dinheiro da tão desejada roupa de marca.

Descobri mais tarde que meu pai foi um sábio filósofo: Se eu apanhasse da professora, apanhava em casa; se ela reclamasse de mim... castigo em casa. Brigou na rua, punição em casa. Te pediram, faça, e de cara boa! Boa vontade não ocupa lugar. Quem quer vai, quem não quer manda...

Me lembro agora de um ocorrido: ainda criança, eu e meu pai sentados na calçada em frente à nossa casa, assistimos uma adolescente jogar uma casca de banana pela janela do carro. Rapidamente, meu pai ordenou que eu pegasse e jogasse a casca banana no lixo. Sem pestanejar eu reclamei: “por que tenho que limpar algo que o outro sujou?” Rapidamente meu pai disse: “fica esperto! Se alguém joga lixo na porta de sua casa e não limpa, você vai ficar na sujeira esperando algum milagre acontecer?”

Você pode estar agora admirado ou até assustado, afinal de contas, quanta rigidez!

Não! Não foi rigidez. Foi sabedoria. Não se ensina atitude a um homem sem ter atitude! Não sei se os anos acumulados em minha carteira de identidade estão me fazendo perder a paciência ou se são as pessoas que estão piorando muito, mas, a falta de boa vontade e de atitude, me fazem me sentir um “ET”. Um ser estranho num mundo cada vez mais passivo onde o outro sempre espera que alguém venha assumir uma responsabilidade que é sua.

Talvez seja por isso que coisas como ATITUDE, BOA VONTADE, “CARA BOA” sejam atributos tão desejados pelos empregadores de hoje. Infelizmente, a internet não ensina a atitude com a atitude. A atitude, a boa vontade, a presteza, podem salvar vidas, comunidades e um país, então, por mais pais como o meu, e tantos outros por aí, capazes de formar pessoas de mais atitude e boa vontade, afinal, como é ruim uma cara ruim!

 

Compartilhe:
Inicial Voltar
Consultoria & Assessoria

Soluções

Consultoria & Assessoria

Diagnóstico de gestão; Gestão comercial e de mercado; Gestão da produção; Gestão financeira e fiscal; Gestão de pessoas; Gestão estratégica; Gestão de suprimentos (compras, estoques e logística); Gestão da tecnologia e informação.


Saiba mais

Veja Mais Soluções

Depoimentos

Nas atividades que gerencio, planejar e ter clareza de indicadores de resultado são desafios permanentes para o necessário engajamento da equipe. Buscamos na Formatar o apoio profissional e competente que nos permitiu estruturar nosso planejamento estratégico de modo consistente com o PE da empresa, e isso deu muito mais consistência e relevância às atividades de Comunicação, Projetos Sociais, Educação Ambiental e Memória.”

Liliane Lana Liberato | AngloGold Ashanti


Veja Mais Depoimentos